Debate das Dez: O abastecimento de água em Afogados da Ingazeira e região

Hoje (12) nos estúdios da Pajeú, o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão falou sobre o andamento da distribuição da água em Afogados da Ingazeira. Estouramentos, perspectivas acerca da Adutora e o nível dos reservatórios foram alguns dos temas tratados.

Washington disse que a situação na demanda de distribuição de água hoje é acima do que se tinhas antes, quando se operava com a Barragem de Brotas. “Já tiramos mais de 70% de Afogados da Ingazeira do rodízio e 50% de Tabira”, informou Jordão.

Jordao também informou que ainda não se conseguiu uma sequência de 20 dias de distribuição sem dar problemas na Adutora.

“Não tivemos ainda uma sequência de 20 dias de distribuição sem problemas, mas acreditamos que em breve os problemas na Adutora serão minimizados”.

Jordão disse que hoje o maior problema é em relação aos vazamentos na rede.

“Temos muitas ruas com tubulação inadequada, com as chuvas também muitas tubulações são descobertas e consequentemente, com o aumento na demanda da distribuição, os problemas aparecem com maior frequência”.

Em relação a uma denúncia de que o reservatório do Alto da Bela Vista estaria com problemas, causando um enorme desperdício de água, Jordão disse que estava surpreso com o relato, já que foi feito ali um serviço muito bem feito, mas que iria monitorar para ver o que estaria acontecendo.

Em relação aos problemas causados pela obra de sanemanto, Jordão esclareceu que os mesmos são de responsabilidade da empresa MAF.

“Eles tem a obrigação de entregar da forma como encontraram”, afirmou.

Washington falou que a movimentação acerca das obras do saneamento que tem sido feitos através de Audiências Públicas e reuniões é muito positivo.

“Sabemos que transtornos são inevitáveis, mas essas reuniões são importantes para que se minimize os problemas, a gente vai sentar com a MAF para buscar soluções”, afirmou.

Jordão informou que estão trabalhando muito para tirar o máximo de bairros do rodízio e que as localidades mais complicadas são o bairro da Ponte e o São Cristóvão.

Washington também informou que durante toda a manhã de hoje o bairro da Ponte ficou sem abastecimento, por conta de um problema na Elevatória 1, mas que já esta sendo feito o reparo e tudo deverá voltar ao normal a partir das 14h.

Jordão informou que ainda há cidades que passam por um grade racionamento e sem perspectivas de melhora, que é o caso de São José do Egito e Itapetim. E que houve melhoras em alguns mananciais, no caso da Barragem de Nossa Senhora de Lourdes (Solidão) e da Barragem de Serrinha (Brejinho), que com as chuvas já conseguiram captar água.

Washington que durante o período critico chegou a ser criticado por alguns, por não conhecer a rede de distribuição, hoje recebeu uma verdadeira enxurrada de elogios e agradecimentos.

“Esse tipo de manifestação só tem a somar e nos fortalecer para que cada vez mais possamos trabalhar em prol da população buscando atender da melhor forma possível a todos”, pontuou Jordão.

Ouça abaixo o Debate na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *