O trabalho da Copap e a Barragem de Ingazeira foram os temas de hoje no Debate das Dez

No Debate das Dez de hoje o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama e presidente da Copap, Joel Gomes, falou sobre o trabalho da Comissão e o andamento da desocupação da área da Barragem de Ingazeira.

A Copap tem dado uma contribuição importante pra melhorar a imagem do legislativo da região. Com sua atuação tem conseguido mostrar que quando os vereadores tem interesse e quando há um engajamento do legislativo pode se ter avanços importantes.

Joel disse que com a persistência e a insistência dos vereadores a Comissão Parlamentar do Auto Pajeú (COPAP) tem desenvolvido um trabalho reconhecido na região e listou algumas ações.

“Em primeiro lugar, nós conseguimos que a celeuma do Hospital Regional de São José do Egito fosse decidida em uma reunião patrocinada pela Copap na cidade de Itapetim; nós conseguimos juntamente com o Ministério Público que através de reuniões que se iniciaram na cidade de Solidão, com todos os vereadores lá presentes sobre a segurança na nossa região e esta se consumando tudo isso. Então são realizações que nós conhecemos inclusive da valorização do vereador quando do debate que tivemos com o MP”.

Joel aproveitou a ocasião para avisar que a próxima reunião será no dia 10 de maio em Carnaíba, a mais nova cidade a fazer parte da Copap.

Joel falou que vai ser um evento diferente e que será dado apoio aos prefeitos fazendo com que os médicos cumpram seus horários conforme manda a legislação.

Sobre os questionamentos e rótulos criados a cerca da figura do vereador, Joel disse que fica muito triste com a atitude de alguns vereadores que são apenas do afirmativo e do negativo, apenas balançam a cabeça hora para sim hora para não, denominado por alguns de vereador lagartixa.

“Todos os projetos que chegam a Câmara, devem ser discutidos, não existe nada que venha com perfeição, porque muitas vezes os prefeitos tentam através da maioria que tem na Câmara, trazer projetos que trazem prejuízo à população” disse Joel.

“Em Câmara de Vereador eu fui eleito pelo povo, para defender o povo e não para defender prefeito nenhum”, afirmou Joel.

Joel falou de outros projetos conseguidos através da intervenção da Comissão e apontou as Câmaras de Serra Talhada, que tem demostrado uma vontade muito grande de ampliar o leque de trabalho em favor do povo e a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira com o trabalho das reuniões nos bairros como as mais atuantes na região.

Joel Gomes que tem acompanhado de perto a construção da Barragem de Ingazeira informou que foi construída uma parede, um barramento e que por isso já está acumulando água naquele local e os moradores da área vão ter que sair de lá.

Por Telefone o prefeito de Ingazeira, Luciano Torres informou que esteve na área da barragem nesta manhã, acompanhado dos engenheiros Dionísio do Dnocs e Jeová da Construtora e que Dionísio tinha acabado de chegar da área que está sendo inundada e o mesmo garantiu que não tinha a menor chance da água chegar a nenhuma residência, porque a parede está com um metro e oitenta centímetros, o canal está concluído e teria inicio o escoamento da água que está sendo represada.

Luciano disse que conversou com os moradores do local e que os mesmos estavam com medo de terem suas casas invadidas pelas águas.

Luciano disse ainda que segundo o engenheiro Dionísio que as 37 famílias que residem na localidade deverão receber suas indenizações na próxima semana.

Luciano falou ainda que o valor a ser pago a essas 35 famílias gira em tordo de um milhão e duzentos mil reais e que na próxima semana deverá sair uma lista com mais 30 pessoas para receber suas indenizações.

Luciano disse ainda que as chuvas que estão caindo não deverão paralisar as obras.

Joel Gomes disse que vê finalmente chegar ao fim uma luta que já dura há 73 anos. “O projeto original dessa barragem foi assinada por Getúlio Vargas em 21 de julho de 1941”.

Joel Também falou que em nada a Barragem de Ingazeira vai prejudicar a Barragem de Brotas, já que a mesma terá um sistema de comportas que ao sinal de qualquer problema em Brotas será acionada para suprir qualquer necessidade.

Ouça abaixo o Debate na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *