Penitenciária reformada por detentos é inaugurada com 500 vagas no ES

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (4), a Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), pelo Governo do Espírito Santo. O prédio, que já existia, estava desativado desde agosto de 2011 e passou por uma reforma completa executada com a mão de obra de internos do sistema prisional capixaba. A nova unidade vai gerar 500 novas vagas, que serão destinadas a presos que cumprem pena em regime semiaberto. O Governo do Estado ainda garantiu que municípios como Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Cariacica e Vila Velha também serão beneficiados com novas unidades prisionais e que até 2015 mais dez unidades serão construídas.

O prédio da PSC já existia e, no passado, abrigou a Penitenciária Estadual Feminina (PEF). Desativado há dois anos, o local contou com a mão de obra de detentos para executar a reforma necessária. Ao todo, 25 presos trabalharam na reforma da unidade durante seis meses. No grupo, há pedreiros, eletricistas, pintores de parede, bombeiros hidráulicos e especialistas de outras áreas da construção civil.
Muitos são formados em cursos de qualificação profissional ofertados pela própria Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e outros já trabalhavam na área antes de entrar no sistema. Sem os gastos da mão de obra, a Sejus aproveitou para reverter o investimento de cerca de R$ 150 mil na compra de material de construção e mobiliários.

Esses internos recebem, além do benefício de remição de pena, três dias de trabalho, significam um dia a menos de cumprimento de pena, cerca de um salário mínimo por mês. Conforme determinado pelo Programa de Pagamento ao Trabalhador Preso, uma parte do salário vai diretamente para uma conta pecúlio, em nome do interno, outra parte vai para família e a terceira, para o preso. O dinheiro da conta pecúlio só pode ser retirado quando a pessoa sai da prisão.

O prédio conta com um pavimento e a área construída é de cerca de 1.166,2 metros quadrados e conta com área de convivência, área de jogos, salas de trabalho para a área administrativa, pátio para visitas de familiares, espaço para visita íntima, entre outros.

Além da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), o Governo do Espírito Santo disse que vai construir outras dez unidades prisionais em todo o Estado até 2015, gerando 4,5 mil vagas, para presos provisórios e condenados. As novas unidades serão construídas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Cariacica e Vila Velha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *