O programa mais médicos foi o tema no Debate das Dez de hoje
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
Em Afogados da Ingazeira o Prefeito e também presidente da Amupe José Patriota é defensor ferrenho do programa. “Precisamos romper com as amarras do corporativismo. Vamos receber de braços abertos essas duas novas companheiras de trabalho que chegam para reforçar o nosso time”, afirmou Patriota.
Com a chegada das últimas duas médicas agora já são quatro profissionais Cubanas em Afogados da Ingazeira, as duas primeiras já estão atendendo a comunidade, uma no PSF do Borges e a outra no PSF do São Francisco, que está em local provisório enquanto a unidade passa por reformas.
As outras duas que chegaram na sexta-feira (01), Licet e Lilian, estão passando por um período de adaptação.
Nos estúdios da Rádio Pajeú, o secretário de Saúde de Afogados, Gildázio Moura, as médicas Licet Milagros Rosa Chang e Lilian Inez Figueiredo Gonzales.
Gildázio informou que os médicos do Programa não estão tomando o lugar de outras médicos e que o Mais Médicos esta sendo usado para ampliar a rede de atendimento do município.
Sobre a chegada de mais dois médicos a Afogados, Gildázio informou que a expectativa e de que até o final do ano eles cheguem.
“Possivelmente iniciaremos o ano de 2014 com o pedido de mais dois médicos”, revelou Gildázio.
Licet e Lilian, disseram já ter passeado pela região, conhecido a zona rural, que gostaram muito do que viram e que estão se adaptando.
Questionadas sobre as dificuldades com a língua, Licet e Lilian disseram que aos poucos vão se adaptando e uma das dificuldades encontradas é a rapidez com que as pessoas falam.
“Peço aos pacientes que falem bem de vagar,” disse Licet.
Disseram ainda estarem sendo bem recebidas pela população de Afogados.
“O povo é muito carinhoso e amável”, concordaram Licet e Lilian.
Ouça abaixo na íntegra o áudio do debate: