259 detentos farão as provas do Enem prisional no Amapá
Sistema de provas é o mesmo do Enem tradicional, com exames em 2 dias.
Provas serão feitas em 3 e 4 de dezembro no país inteiro.
Acontece nos dias 3 e 4 de dezembro em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prisional, destinado para pessoas que estão privadas de liberdade em presídios ou em unidades socioeducativas. As inscrições encerraram na terça-feira (5) e no Amapá259 detentos farão a prova, segundo calculou Emerson Silva, coordenador de tratamento penal do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen).
O número é maior em relação às inscrições de 2012, que somaram 180. Os resultados do Enem prisional podem ser usados para conseguir a certificação de conclusão do ensino médio, além de possibilitar o ingresso em instituições de ensino superior. “Os presos podem fazer a prova em qualquer regime, mas neste ano vamos dar prioridade aos detentos do semiaberto, pois eles estarão em liberdade em 2014”, projeta Silva.
As provas acompanham o mesmo sistema do Enem aplicado em 26 e 27 de outubro. No primeiro dia (terça), serão aplicadas provas de ciências humanas e da natureza, totalizando 90 questões. No dia seguinte (quarta), serão aplicadas provas de linguagens e matemática, além da redação. Os alunos terão 4h30 para fazer o exame no primeiro dia e no segundo terão que fazer em 5h30.
Desde o início das inscrições até a divulgação dos resultados, os detentos são acompanhados por um núcleo pedagógico dentro do Iapen que os auxilia em processos posteriores, como a emissão do certificado do ensino médio e o ingresso no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Do G1