Ele é mais caro do Galo e xodó do Sport, mas foi rejeitado no Cruzeiro
André reencontrou o caminho das redes ao trocar o Atlético-MG pelo Sport neste ano. Em pouco menos de um mês, o atacante já fez quatro gols em apenas cinco partidas. O jogador foi contratado pelo time mineiro em 2012 por R$ 20 milhões, o mais caro da história do clube, estava em baixa após não ter feito grandes partidas e ter colecionando polêmicas extracampo.Superar a desconfiança não é novidade na carreira do centroavante, que se acostumou com isso desde a base, antes mesmo de chegar ao Santos.
André precisou provar que tinha qualidade para vingar em um time que tinha um jogador chamado de ‘novo Messi’ e outra grande promessa que haviam subido para o time principal.
Também contou com a sorte e a boa memória de um amigo que pode ter salvo sua carreira do ostracismo.
“Após perder o Alemão e o Tiago Luís, eu conversei com o Jeferson, que jogava comigo e tinha vindo da Cabofriense do Rio de Janeiro”, disse Márcio Fernandes, ex-treinador das categorias de base da equipe de Vila Belmiro, em entrevista aoESPN.com.br.
Um curioso diálogo entre o treinador e o volante mudou os rumos do ‘matador’ que estava encostado no Cruzeiro naquele momento:
– Não tem nenhum atacante bom no seu time?’
– Lembrei de um, ele se chama André.
– Mas é bom mesmo?
– Sim.
– Mas ele é melhor que o Tiago Luís e o Alemão?
Então o Jéferson respondeu muito sério:
– Ele é melhor professor.
– Jéferson, se você está querendo trazer o cara porque é teu amigo, você vai se ferrar hein. Vai você e ele embora daqui (risos).
– Não, professor, pode confiar.
Então o treinador resolveu aceitar a indicação e ligou para André, que estava descontente no time mineiro. Ele apenas treinava com o grupo e desejava ir embora.
“Nós conseguimos trazê-lo para o Santos. Em apenas 25 dias conosco, ele foi direto para o profissional, pegou um time com Neymar e Ganso e arrebentou. Ele encaixou bem e virou o André que todos conhecem”, disse o orgulhoso Fernandes.
Depois de ter um primeiro semestre de 2010 brilhante, com os títulos do Paulista e da Copa do Brasil, o jogador foi vendido para o Dínamo de Kiev-UCR e ainda passou por Bordeaux-FRAN e Vasco. Ainda voltou ao time da Vila Belmiro, mas não conseguiu o mesmo brilho do começo de carreira.
Hoje no time que faz boa campanha no Brasileiro, conta com a confiança da comissão técnica no Sport.
“Ele demonstrou uma vontade muito grande de se reerguer na carreira. Conversamos antes de chegar, porque cometeu alguns deslizes, mas mostrou que quer reverter a situação e tem muita qualidade técnica”, disse o técnico Eduardo Baptista, aoESPN.com.br .
Além disso, André precisou abrir mão de um contrato mais vantajoso no Atlético-MG para poder mostrar que ainda poderia vencer.
“Nós estamos procurando pessoas que buscam crescer ou se reerguer na carreira. Ele topou contrato por produtividade e está muito bem, treinou bastante e está ajudando aos mais jovens”, elogiou Baptista.