Apenas proselitismo pela volta da CPMF
Por recomendação de Dilma Rousseff, o ministro Marcelo de Castro (saúde) esteve anteontem em Gravatá para debater com o governador Paulo Câmara um plano de combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zyka, que acarreta a microcefalia.
A vinda do ministro ao Estado atraiu a presença de dezenas de prefeitos porque havia a expectativa, natural nesse tipo de situação, de que o Ministério da Saúde fosse anunciar a liberação de recursos para o combate ao mosquito. O Governo do Estado fez a sua parte ao destinar 25 milhões para a execução do plano, porém o Governo Federal não sinalizou com qualquer ajuda.
Tudo que o ministro se limitou a fazer foi recomendar aos prefeitos presentes que pressionem deputados e senadores a aprovarem a volta da CPMF. Se o imposto voltar, disse ele, estados e municípios disporão de mais recursos para investir na área de saúde. O ministro Marcelo de Castro recomendou aos prefeitos que pressionem deputados e senadores para aprovar a volta da CPMF.