Plano de combate ao Aedes ‘precisa de mais detalhes’, diz José Patriota

Após a presidente Dilma Rousseff lançar um plano de ação contra o zika vírus durante reunião neste sábado (5), em Recife, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, disse que é difícil enfrentar o combate contra o mosquito sem recursos. O presidente acredita que falta profundidade no plano lançado pela petista. “Do ponto de vista operacional precisa de mais detalhes”, ponderou o representante que também é prefeito do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.“Embora ela tenha dito de forma genérica que não vão faltar recursos, isso nos anima, mas faltou detalhar mais esse plano de implementação. Por exemplo, os planos municipais de combate ao mosquito nós vamos entregar a quem e aonde? Qual o limite de valores? Então do ponto de vista operacional realmente precisa de mais detalhes”, salientou.

Patriota ainda adiantou que haverá um comitê nacional, composto por 17 ministérios, e um estadual que servirá para discutir essas ações. “Isso é uma guerra e estamos todos juntos. O exército não é só o fardado, todo cidadão brasileiro, todos os pernambucanos, especialmente, têm que dar as mãos, ter solidariedade e cooperação”, completou.

O prefeito de Afogados da Ingazeira fez questão de enfatizar que o Brasil dificilmente conseguirá vencer essa guerra sem incremento dos recursos. “O próprio Exército, nós pedimos à presidente e ela ficou de analisar, que bancasse o custeio porque a primeira versão é que os municípios precisariam gastar com alimentação e combustível, mas os municípios pequenos têm dificuldade”, falou a respeito do apoio do exército brasileiro para eliminar os focos do mosquito. O Ministério da Saúde acredita que o zika vírus está associado ao crescente aumento no número de casos de crianças nascidas com microcefalia. Ainda durante o encontro, a presidente afirmou que a má-formação “está se caracterizando” como uma doença com “dimensão nacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *