Após sufoco no primeiro tempo, Suárez, Piqué e Neymar marcam, e Barça vai à semifinal
O Barcelona sofreu para conseguir uma vaga na semifinal da Copa do Rei. Sem muita inspiração, mas novamente bem nos momentos decisivos, o time catalão venceu o Athletic Bilbao por 3 a 1, no Camp Nou, superando o marcador de San Mamés, há uma semana, quando triunfou por 2 a 1 no País Basco.
Luis Suárez, Gerard Piqué e Neymar foram os autores do gols do time azul e grená, virando o placar do confronto que havia sido aberto por Iñaki Williams.
Na noite em que o trio MSN voltou a jogar junto, Suárez foi novamente decisivo, Messi teve atuação abaixo da média, e Neymar foi o mais ativo do setor ofensivo – com dribles, boas chances e faltas, muitas faltas sofridas… e um gol no apagar das luzes, para matar o jogo.
Antes da partida, o Barcelona encontrou uma dificuldade extra: uma virose impediu que três jogadores começassem jogando – depois de perderem treinamentos por causa de uma febre, Busquets e Iniesta ficaram no banco, e Arda Turan não foi relacionado.
Diante do contratempo, Luis Enrique escalou um meio-campo com Mascherano, Sergi Roberto e Rakitic; enquanto isso, Ernesto Valverde lançava seu time ao ataque, para tentar virar a derrota por 2 a 1 no jogo de ida.
Com muita pressão na saída de bola, o Athletic sufocava um Barcelona que não conseguia tocar com tranquilidade em seu próprio campo – muitas vezes, nem mesmo em sua própria área.
Quando Vermaelen balançou as redes, aos 8 minutos, a agonia inicial parecia ter passado; mas o gol do belga foi anulado devido a uma falta em Mikel Rico.
A resposta do Athletic não demorou. Aos 11 minutos, Aduriz encontrou Iñaki Williams entrando pelo meio da defesa. O atacante superou Mathieu na corrida, e passou por Ter Stegen para abrir o placar.