Gijón vence Villarreal e se salva; Getafe é rebaixado pela 1ª vez, e Rayo também cai

O Sporting Gijón entrou em campo neste domingo precisando de uma vitória diante do Villarreal e ainda torcer para o Getafe tropeçar contra o Betis para garantir sua permanência na primeira divisão espanhola. Jogando em casa diante de um El Molinon lotado, os alvirrubros não falharam, vencendo por 2 a 0, e ainda contaram com a sorte do Betis vencer o rival na briga contra o rebaixamento para sair da zona da degola e garantir a festa da torcida asturiana.

Dessa forma, o Gijón chega a 39 pontos e ficou na 16ª posição até à frente do Granada, que teve a mesma pontuação. Já o Getafe, com 36 pontos, acabou na vice-lanterna e acabou rebaixado pela primeira vez na história. A equipe subiu à elite pela primeira vez em 2004-05 e permaneceu no mesmo escalão desde então.

Quem também caiu foi o Rayo Vallecano, que até venceu o lanterna Levante por 3 a 1 em casa, mas precisava de um tropeço do Gijón. Pablo Hernández, Jozabed e Fedor marcaram para os vencedores, que encerram com 38 pontos. O Levante descontou com Verza, de pênalti.

O Sporting Gijón não quis saber de perder tempo e foi para cima dos adversários desde o primeiro minuto. Miguel Guerrero quase abriu o placar para os donos da casa após sair mano a mano com o goleiro, que conseguiu bloquear o chute do atacante e freou o ímpeto dos anfitriões. Entretanto, a salvação do Villarreal durou pouco e aos oito minutos da primeira etapa Jony aproveitou bom cruzamento de Carmona para arrematar no canto direito e abrir o placar.

Sem maiores aspirações nesta última rodada, mas buscando fechar a temporada com um bom resultado, o Villarreal quase chegou ao empate no minuto seguinte com Leo Baptistao. O atacante revelado pelas categorias de base do Santos arriscou de longe e a bola explodiu na trave direita, para a infelicidade do Submarino Amarelo. O jogo permaneceu morno após os 15 primeiros minutos e o placar inalterado, com ambas as equipes indo ao intervalo cientes de que precisavam melhorar nas tentativas de furar o bloqueio defensivo.

Na volta para o segundo tempo tanto o Sporting Gijón quanto o Villarreal mostraram um futebol bem diferente do início da primeira etapa, quando ambas as equipes criaram boas oportunidades e os donos da casa conseguiram abrir o placar. Agora, os anfitriões tinham, além do Submarino Amarelo, outro adversário: o relógio. Garantindo a permanência parcial na primeira divisão do Espanhol, os alvirrubros só foram chegar com perigo à meta adversária aos 25 minutos da etapa complementar. Carlos Castro acionou Halilovic dentro da área, mas o chute do croata acabou raspando na trave esquerda de Barbosa.

Longe de ameaçar o Sporting Gijón e estragar a festa da torcida, que aguardava ansiosamente pelo apito final para comemorar a permanência na primeira divisão espanhola, o Villarreal  acabou cedendo e sofreu o segundo gol, aos 34, com Sergio Alvarez. Após receber assistência de Sanabria, o meia não titubeou e disparou um chute de primeira, fazendo a bola tocar no travessão antes de ir parar no fundo das redes.

Bastou ao Sporting Gijón apenas administrar a vantagem no marcador para conquistar três preciosos pontos e sacramentar sua permanência na elite do futebol espanhol na próxima temporada.

Confira outros resultados neste domingo da última rodada do Campeonato Espanhol:

Málaga 4 x 1 Las Palmas
Betis 2 x 1 Getafe
Espanyol 4 x 2 Eibar
Rayo Vallecano 3 x 1 Levante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *