Luciano Torres e Dêva Pessoa fizeram uma avaliação de suas gestões no Debate das Dez

Hoje (12) no Debate das Dez, o prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa e o prefeito de Ingazeira Luciano Torres, avaliaram suas gestões no ano de 2013.

A Rádio Cidade FM de Tabira entrou em cadeia com a Rádio Pajeú e retransmitiu o Debate para o programa Cidade Alerta com Anchieta Santos.

Luciano Torres

Luciano Torres disse que o ano de 2013 deu sequência ao combate a crise da seca que vem castigando a região principalmente a zona rural.

Disse ainda que desde o inicio da sua gestão tem cuidado da zona rural, em parceria com o governo do Estado tratando do abastecimento de água com várias ações, tais como, perfuração de poços e construção de Cacimbas.

“Mesmo nessa dificuldade estamos encerrando o ano com a cabeça erguida”, disse Luciano.

Respondendo ao questionamento do comunicador Anchieta Santos, sobre qual teria sido o momento mais difícil de sua gestão, se o primeiro ano do primeiro mandato ou o primeiro ano do segundo mandato, Luciano disse que o primeiro ano do segundo mandato tem sido mais positivo, pois o primeiro foi para ajustar as coisas.

“O primeiro ano do segundo mandato estamos investindo muito em obras”, disse Luciano.

Luciano ainda destacou que há vários recursos liberados para fazer licitações para obras de desenvolvimento do município.

Torres destacou a expressiva votação que teve nas eleições passadas e ressaltou que ficou entre os 7 prefeitos mais votados em 2012.

Contratação de Léo Magalhães

Em relação à contratação polêmica do cantor Léo Magalhães, Luciano disse que as prioridades precisam ser analisadas.

“Você tem que analisar né, estamos completando 50 anos de emancipação de Ingazeira, viemos através do ano cortando gastos, para que pudéssemos investir nesta data tão importante” disse Luciano e completou, “nessa crise economizando a gente consegui fazer as coisas”.

Luciano disse ainda estar com a consciência tranquila e que este recurso não vai fazer falta, pois o município esta com as contas em dia, tanto com os servidores como também com os fornecedores.

E mais uma vez citou a ações que estão sendo realizadas no município.

Anchieta Santos questionou Luciano se em se tratando de obras hídricas o dinheiro investido na contratação do cantor não seria mais bem empregado no combate à seca.

Luciano respondeu, “Já fizemos muito e vamos ter que fazer muito mais, estamos com parcerias para que possamos investir nessa questão”.

Barragem de Ingazeira

Questionado sobre o boato de que as obras da barragem vão parar, Luciano informou que realmente vai haver uma parada, mas é um recesso que terá início no dia 20 de dezembro, mas que irá voltar no início de Janeiro, citou ainda uma pendência em relação à liberação dos recursos, mas que isto não deve ser nenhum empecilho.

Dêva Pessoa

O prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa, disse que tem investido em todas as áreas de seu governo e informou que para a educação é repassado o montante de 25% e para a agropecuária 15% e disse ainda que prefeito que não investi nisso tem suas contas rejeitadas.

Dêva destacou as ações que tem sido realizadas na área de educação e que o pagamento esta em dia, mas que para isso teve que complementar o repasse do IFPM para pagar a folha da educação.

Das dificuldades de Tuparetama

Dêva disse que pegou uma administração, totalmente desorganizada e que não esperava receber uma prefeitura em tais condições.

Pessoa disse que não pegou nenhum projeto de 2012 que pudesse dar continuidade em 2013 e citou várias obras que estavam paradas por falta de recursos.

“Pra se ter uma ideia eu acabei de receber agora uma conta da Oi com um saldo devedor do ano de 2011”, disse Dêva.

Dêva disse ainda que nesse primeiro ano trabalhou muito para tirar o município do Cadastro Unificado de Convênio (CAUC) e que agora o município esta pronto para assinar convênios com o Governo Federal.

Em relação a não dar espaço aos vereadores Deva disse que não é verdade, disse que tem uma relação boa com a câmara e que, teve projetos aprovados na casa inclusive com participação da oposição.

Notas

Inspirado no caso do prefeito de Tabira Sebastião Dias que mesmo com todas as dificuldades deu nota 10 para seu governo, Anchieta Santos quis saber dos prefeitos Dêva e Luciano qual a nota que eles dariam para seus governos.

Dêva

“fizemos uma divulgação e tenho o sentimento de que cumpri o meu dever, mas poderia ter feito mais”.

Citou alguns convênios que não teve como assinar por conta de pendências e enumerou as conquistas do município, passando por todas as áreas.

Dêva deu nota 7,5  para seu governo.

Luciano

Também enumerou as conquistas do município passando por todas as áreas, disse que em Ingazeira tudo é prioridade, mais uma vez ressaltou a sua expressiva votação.

Disse que a nota quem vai dar é a população de Ingazeira, depois de Anchieta insistir muito Luciano deu a nota 9 para seu governo.

Ouça abaixo o áudio do debate na íntegra:

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *