Bellucci vira e encara Djokovic nas oitavas em Roma

Depois de uma boa participação em Madri, quando caiu na segunda fase para John Isner,Thomaz Bellucci deu um passo ainda maior no Masters 1000 de Roma. Depois de furar o qualifying, o tenista número 1 do Brasil conseguiu mais uma vitória no saibro italiano e se classificou para as oitavas de final. O adversário da vez foi o espanhol Roberto Bautista Agut (19º no ranking) e o triunfo aconteceu de virada, após um primeiro set muito abaixo de seu potencial. No fim, 2 sets a 1 para o canhoto do Tietê, parciais de 1/6, 6/1 e 6/4, que vai encarar o sérvioNovak Djokovic na próxima fase da competição. A quarta vitória consecutiva significou a melhor série do brasileiro na atual temporada além de ter sido o primeiro triunfo sobre um top 20 em 2015.

Bellucci e Djokovic já se enfrentaram em duas oportunidades no circuito, ambas em torneios de Masters 1000, com duas vitória para o atual número 1 do mundo. Em 2010, eles jogaram em Roma, com duplo 6/4 em favor do sérvio. No ano seguinte, os tenistas voltaram a se encontrar em Madri, quando o brasileiro fez uma grande exibição, mas acabou sofrendo a derrota de virada por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/1 para Djokovic.

O primeiro set foi totalmente dominado por Roberto Bautista Agut. Bellucci fazia uma partida muito abaixo de sua capacidade técnica e falhava, principalmente, no saque, um de seus melhores fundamentos. Com 38% de aproveitamento no seu serviço, o brasileiro anotou apenas 11 pontos em todo o primeiro set e conseguiu vencer apenas o sexto game, se salvando de tomar um pneu, para depois ver Agut fechar em 6/1.

Na sequência, Thomaz Bellucci inverteu o duelo. Passou a ter um altíssimo aproveitamento com o seu serviço – perdeu apenas um ponto em todo o segundo set – e converteu duas quebras de saque em duas chances que teve para conseguir devolver o 6/1 da primeira parcial. No set decisivo, o brasileiro controlou bem o confronto e conseguiu uma quebra no quinto game, confirmando seu serviço em seguida para abrir vantagem em 4/2. Bellucci ainda teria mais um break point no sétimo game, salvo por seu adversário. Sacando para fechar a partida, o canhoto perdeu um match point, salvou duas chances de quebra e conseguiu definir o ponto no primeiro saque para fechar em 6/4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *