CREF12/PE terá polo avançado em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Buscando interiorizar os serviços do CREF12/PE – Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, está sendo promovido uma série de ações e reuniões em prol da sociedade, da Educação Física e do Profissional nos municípios de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Intitulado “Gestão em Ação”, o programa do CREF12/PE que tem como objetivo aproximar o Conselho do profissional de Educação Física e de instituições como o Ministério Público, Prefeituras, Secretarias, Instituições de Ensino Superior (IES), dentre outras. Além disso, também será realizado o serviço de recadastramento biométrico para os Profissionais desses municípios e das cidades circunvizinhas.

Participando do programa Manhã Total da Rádio Pajeú na manhã desta sexta-feira (25), a presidente do CREF12/PE Nadja Regueira Harrop e a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque, acompanhadas do vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira e do secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, falaram sobre a agenda no município.

Nadja disse que após o episódio que aconteceu em Afogados da Ingazeira, culminando inclusive com a paralisação dos Jogos Escolares, por conta de que a maioria dos profissionais não eram devidamente credenciados e não tinham certificação para exercer a função de educador físico, foi feito um acompanhamento e que houve uma evolução muito grande do setor no município.

w”As faculdades que estão nesta área, inclusive algumas a nível de EAD (Ensino a Distância), conseguiram formar muitos licenciados e agora uma questão muito importante que é o bacharel. Porque educação física hoje tem duas formações distintas e logicamente dois profissionais diferentes com ação e intervenção diferente,” explicou Nadja.

Rosângela Albuquerque, que participou efetivamente do episódio em Afogados da Ingazeira, durante os Jogos Escolares, falou sobre o nível de abordagem do CREF12/PE, na região. Segundo Rosângela, “daquela ocasião, nós já havíamos feito fiscalizações em todas as escolas e tínhamos orientado sobre a obrigatoriedade de registro de todos os profissionais de Educação Física que atuavam e que o curioso (leigo), não podia estar no banco orientando às equipes esportivas, então aquela ação foi porque, embora tenhamos feito toda essa abordagem ainda existia esses curiosos à frente das equipes e por isso que houve a ação naquele momento e foi um grande impacto porque estava bastante desorganizado. Hoje o cenário é outro, hoje já se vê que houve modificações, ainda existe alguns equívocos.

Em Afogados da Ingazeira, através da parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes, também será instalado um Polo Avançado que funcionará dentro da Secretaria, atendendo às cidades circunvizinhas. Nadja explicou que o polo vai facilitar a vida dos graduados, que hoje precisam se descolar a capital do estado para solicitar o registro.

Nadja disse que durante o processo do recadastramento biométrico, serão coletadas as impressões digitais, a fotografia e a assinatura do profissional, assim, a Cédula de Identidade Profissional poderá ser recebida na residência, via Correios, evitando o deslocamento à sede do Conselho.

O prefeito em exercício Alessandro Palmeira, disse que a criação do polo vai estreitar ainda mais as relações com a entidade e que a ação partiu da sensibilidade do secretário de Esportes Edygar Santos, que também é educador físico. Destacou ainda a participação de outras secretarias como Saúde e Educação. “Acho que é um momento bastante importante, a aproximação do CREF12 com o nosso município e principalmente a gente está atendendo lá na ponta os profissionais de Educação Física,”, disse Palmeira.

O secretário Edygar Santos ressaltou que o momento é de grande importância: “sabemos da dificuldade que  a gente tinha antigamente com o acesso ao CREF. É importante hoje para o professor de Educação Física e os profissionais em ter esse polo porque justamente essa dificuldade que tinha de ir a Recife fazer essa documentação e de ter orientações melhor sobre a sua atribuição o polo vai dar esse suporte”, disse Edygar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *