Debate das Dez// O Congresso Pernambucano de Muncícipios

Na próxima segunda-feira (17), acontecerá no Centro de convenções em Olinda, o Congresso Pernambucano de Municípios que terá como tema principal “O desenvolvimento dos municípios sustenta o crescimento do Brasil”. O evento tem o objetivo de reunir gestores públicos, legisladores e pessoas interessadas direta ou indiretamente no avanço da administração pública de Pernambuco e do Brasil, e promover o conhecimento e atualização de informações em debates sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento dos municípios.

Serão debatidos também os temas:

  • Desafios e perspectivas para sustentação do desenvolvimento
  • Modernização da gestão
  • Controle externo e transparência
  • Resíduos Sólidos: um calendário a cumprir
  • Regionalização da Saúde
  • Educação e desenvolvimento
  • RPPS e a compensação previdenciária
  • Políticas para o semiárido
  • O cenário econômico e as eleições 2014

Serão três dias de programação com palestras, conferências e discussões sobre cenário econômico mundial e brasileiro, gestão municipal sustentável, ano eleitoral, abuso de poder, ficha limpa, pacto federativo e outros assuntos do interesse municipalista. Contaremos com grandes personalidades da Política, da Economia, do Direito, da Gestão Pública que estarão à frente dos trabalhos nas salas técnicas e conferências, aumentando o conhecimento de todos os que venham a participar.

Em paralelo ao CONGRESSO será realizada uma exposição de prestadores de serviços e fornecedores, bem como, de instituições governamentais que exporão os seus programas e parcerias oferecendo oportunidades para melhorar e aumentar as políticas públicas que contribuirão para o fortalecimento dos municípios.

Hoje (14) nos estúdios da Pajeú, o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE (realizadora do congresso) e o prefeito de Iguaraci, Francisco Dessoles, falaram sobre o evento.

Patriota disse que este congresso não é o primeiro, já houve um há muitos anos atrás, mas em um formato bem menor. Disse também que Pernambuco não tem o costume de fazer congressos e fez uma comparação com outros estados que fazem com frequência.

“Eu fui o outro dia na abertura do Congresso de Minas Gerais e já ia do trigésimo, todo ano eles fazem um grande congresso. São Paulo, Santa Catarina e outros Estados principalmente os do centro-sul do País sempre fazem”.

Patriota disse que já vinha sendo cobrado pelos prefeitos e a AMUPE se dispôs juntamente com toda a sua direção para realizar o Congresso Pernambucano de Municípios.

Patriota disse ainda que não haverá direcionamento político do Congresso. Mais de 1.000 inscrições já foram realizadas.

“Num ano de eleição sempre tem mais especulação. Mas temos maturidade, responsabilidade. A Amupe é de interesse dos municípios. Não vamos discutir fofoca, coisa miúda”.

Garante o Presidente que petistas e petebistas estarão em pé de igualdade com socialistas. “Armando Monteiro vai para o mesmo plenário que Eduardo. Humberto (Costa) está com problema de agenda, mas foi convidado. Vários técnicos do Governo Federal estarão presentes”.

O Prefeito de Iguaraci, Francisco Dessoles, afirmou que a maior expectativa é de um anúncio de um novo FEM. “Pra municípios sacrificados como Iguaraci é uma das únicas opções, com muito comprometimento com folha e outras obrigações”.

Dessoles também destacou a importância do evento e parabenizou o prefeito José Patriota pelo dinamismo que o mesmo implementou na AMUPE.

“Eu tenho dito a ele particularmente e digo agora em público. Patriota deu outra dimensão a AMUPE, que estava meio morta de uns tempos pra cá”.

Dessoles também disse que o congresso deve ser um Marco na Administração de Patriota e um Marco através como instrumentalização da políticas públicas através da AMUPE.

“Nós temos uma expectativa muito boa desse evento pelas discussões que serão travadas lá e também porque temos a necessidade urgente de discutir a questão do Pacto Federativo. Os municípios estão quebrando literalmente”.

Em primeira mão

Durante o Debate, Dessoles disse que a cerca de cinco dias ouviu de Inocêncio Oliveira a informação de que o deputado vai disputar a reeleição. Dessoles disse que Oliveira estaria se sentindo pressionado a recuar por prefeitos que não digerem Sebastião Oliveira.

“Acredito que nesses dias ele vai fazer o seu anúncio. Acredito que mais por pressão dos prefeitos e aliados do que da vontade dele. Acho que por Inocêncio, por vários fatores ele estaria pensando em se aposentar”.

Ouça abaixo o Debate na íntegra:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *