Duque visita zona rural para ver de perto os estragos da seca

O prefeito Luciano Duque fez nesta quarta feira (11) uma rápida incursão pela zona rural do município, mais precisamente pela região do distrito de Tauapiranga, cipós, cocão e baixas. Foi ver de perto a situação calamitosa que estão enfrentando os agricultores e pecuaristas da região para manter vivo o pouco rebanho que ainda sobra na região.

Ainda muito cedo o prefeito esteve na casa do Senhor João Olimpío, de 94 anos na fazenda Cipós, lá ele pode ouvir apelos como também elogios pela recuperação das estradas. “Fazia mais de oito anos que uma máquina não passava por aqui, agora, apesar de toda essa calamidade, pelo menos as estradas estão sendo recuperadas”, declarou o anfitrião.

Segundo o líder comunitário, Percival Gomes, que acompanhou o trajeto do prefeito, alguns poços da região, assim como os caminhões pipa vem socorrendo a população quanto ao abastecimento humano, no entanto, lamenta, junto com os criadores a situação do rebanho.

Atualmente homens se ocupam na caatinga no corte da “macambira de boi”, cacto espinhoso de onde extraem o caule (batata) para ser triturado junto com o milho e servido de ração para o gado.

O trabalho no corte da “macambira” ocupa todo o dia dos homens que precisam se embrenhar na caatinga em busca do cacto, para isso enfrentam mandacarus, faveleiros e toda vegetação seca. Além da macambira e extraído também a “batata da macambira de cachorro”, neste caso é necessário colocar fogo para se livrar dos espinhos.

Outra fonte de alimento é a rama da “quixabeira” que é servida a bodes e cabras, e assim se vai mantendo o pouco que resta do rebanho de animais sertanejos.

Para o prefeito Luciano Duque, ir ver de perto toda ação do homem do campo é muito importante, “é preciso conhecer de perto esta realidade. Ficar apenas ouvindo as notícias que chegam do campo não refletem o que vemos aqui. declarou Duque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *