Esquecido pela Prefeitura, 1º viaduto de Ribeirão é precário, diz especialista

Palco de três acidentes em uma mesma noite, o Viaduto José Sarney, que liga as avenidas Independência e Meira Júnior, na região central de Ribeirão Preto (SP), apresenta falhas por ausência de sinalização adequada e de fiscalização por parte da Prefeitura. A avaliação é do advogado e especialista em trânsito e transportes Adhemar Gomes Padrão Neto, que percorreu o trecho e apontou os principais problemas que prejudicam o fluxo de veículos no local.

Além da imprudência dos motoristas, que não obedecem a velocidade máxima permitida de 40km/h, Padrão Neto considera impróprias as condições do primeiro viaduto de Ribeirão, construído na década de 1980. “O declive impulsiona o veículo, que faz com que o carro já tome uma velocidade. A pessoa que vem desde a Avenida Independência e estava retida desce com tudo a Meira Júnior. Claro que nesse trecho a questão do comportamento do condutor é importante, mas a fiscalização tem que agir no sentido de colocar mais placas e controlar a velocidade da via”, explica.
Neto, que fez um levantamento dos pontos críticos de fluidez do trânsito em Ribeirão, estima que o município deveria desembolsar um montante de R$ 12 bilhões para criar um sistema de tráfego satisfatório.

“Seria necessária uma intervenção de engenharia, uma intervenção de gestão, um trabalho voltado à educação do trânsito, e esse custo é muito elevado. Estimo que este valor esteja na ordem de R$ 12 bilhões para transformar a cidade de Ribeirão Preto e torná-la um polo atrativo para investimento, moradia, enfim, fazer com que a cidade tenha um mecanismo que funcione em termos de trânsito e transportes”, pontua.

Diante da evidente falta de verbas para uma reforma desta dimensão, o especialista elenca medidas que poderiam contribuir para a melhoria do trânsito no município: contratar mais agentes de trânsito, revitalizar a sinalização e reestruturar a atuação da Transerp – órgão que gerencia o trânsito na cidade.

“É possível desenvolver políticas dentro da sua realidade, redimensionar o papel do órgão que administra o trânsito e criar algumas situações possíveis, e não tão caras, em termos de educação, de procedimento e fiscalização. Um investimento mínimo de contratação de mais agentes de trânsito, um trabalho de revitalização do sistema de sinalização, de placas, faixas de pedestres. É possível fazer tudo isso com um custo bem  reduzido”, afirma.
Do G1
Motociclista prensada
Uma jovem em uma motocicleta ficou ferida após ter sido atingida por um carro, na noite de terça-feira, no Viaduto José Sarney. O trânsito no sentido centro-bairro estava parado, quando o motorista de um carro não percebeu a lentidão e acabou batendo na traseira da motociclista, que, por sua vez, atingiu uma caminhonete à sua frente, sendo prensada entre os dois veículos.

A jovem sofreu ferimentos no joelho esquerdo e foi socorrida imediatamente pelos bombeiros, que já estavam no local para atender as vítimas de outros acidentes ocorridos no viaduto. O motorista do carro que atingiu a moto da jovem disse que perdeu o controle da direção.

Antes do acidente envolvendo a jovem, outras duas pessoas – entre elas uma criança – sofreram ferimentos leves em duas colisões no mesmo viaduto na noite desta terça-feira. As ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas entre 19h e 20h15.

Prefeitura
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que irá investir recursos do Governo Federal para obras de mobilidade urbana. Os projetos anunciados fazem parte do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC 2) e estão orçados em R$ 310,6 milhões. A previsão é de que a verba seja liberada ainda este ano.

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