Grupos rivais marcam na internet para brigar nas prévias de Olinda

Reportagem do NETV flagrou roubos, brigas e confusão no domingo (13).

PM retirou 74 pessoas das ruas e afirma que vai reforçar policiamento.

Mal o ano começou e o Carnaval já corre solto no Sítio Histórico de Olinda nos fins de semana, com desfile de bonecos, passistas, bandas e foliões. Mas nem todos sobem as ladeiras com intuito de brincar. A reportagem do NETV 2° Edição flagrou brigas e roubos no domingo (12) passado. Alguns encontros entre grupos rivais foram, inclusive, marcados pela internet. A polícia retirou 74 pessoas das ruas, sendo 55 adolescentes, por conduta considerada inconveniente.

As imagens mostram brigas entre grupos e policiais tentando conter os que foram à Cidade Alta para tirar a paz de quem só queria brincar. Os agentes chegaram a ser aplaudidos quando tiravam alguém de circulação. Um dos flagras mostra um grupo cercando um rapaz em um canto escuro. Antes de ir embora, agridem a vítima.

As paradas de ônibus da PE-15 ficam perigosas em dias de festa. Em outra imagem, dois rapazes que esperam quietos para ir embora são surpreendidos. Um deles diz que roubaram o violão que ele carregava e o celular. Uma mulher também é abordada. Ela tem os objetos roubados e leva três chutes.

As vítimas encontram um carro da polícia bem perto, na Avenida Panordestina. Elas se queixam e o veículo parte. Minutos depois, as vítimas identificam outro carro da polícia. Os próprios rapazes agredidos tentam identificar os agressores, ainda que sem ajuda da polícia.

De acordo com o comandante da Companhia de Turismo (Ciatur) da Polícia Militar, major Ronaldo Tavares, havia 84 agentes trabalhando no domingo. “Eu gostaria de frisar que o carnaval de Olinda começou em 7 de setembro [de 2013], e o efetivo que tinha naquele mês é metade do que tinha ontem [domingo, 12]. Nós trabalhamos com rigor. O que aconteceu foi que grupos marcaram encontros na internet e nós tivemos dificuldades de capturá-los, no entanto, 74 pessoas foram retiradas de circulação, entre as quais 55 adolescentes e 19 adultos. Elas estavam com uma conduta inconveniente e tentando brigar”, disse.

O major informou que vai reforçar o policiamento a partir do próximo fim de semana. “Esperamos colocar é até 120 policiais, um reforço bom. Também teremos efetivos da radiopatrulha, do Batalhão de Choque, Canil, 1° Batalhão da Polícia Militar, Ciatur e serviço de inteligência para monitorar as ruas que tiveram mais problemas. Colocaremos também policiais cinegrafistas para capturar imagens e identificar malfeitores para usar os rigores da lei”, explicou.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *