Manifestantes tentam invadir Ministério da Energia ucraniano
Ministro disse que conseguiu convencer grupo a deixar o prédio.
Segundo ele, ação é ‘ameaça direta ao sistema de energia ucraniano’.
Cerca de 100 manifestantes contra o governo da Ucrânia tentaram invadir e controlar o principal prédio do Ministério da Energia no centro de Kiev neste sábado (25), informou o ministro da Energia ucraniano, Eduard Stavytsky.
“Houve uma tentativa de tomar o edifício. Cerca de 100 pessoas vieram armadas. Fui até eles e disse que se eles não deixassem o prédio pacificamente todo o sistema de energia da Ucrânia poderia entrar em colapso”, disse o ministro à Reuters por telefone.
Ele afirmou que os manifestantes deixaram o prédio, mas eles permaneceriam bloqueando a entrada do edifício do lado de fora. “O que está acontecendo é uma ameaça direta a todo o sistema de energia ucraniano”, afirmou.
A tensão aumentou na noite desta sexta-feira (24) e madrugada de sábado (25), em Kiev, na Ucrânia, onde foram registrados novos embates entre manifestantes e policiais nos mesmos lugares varridos por violentos choques esta semana, informou a agência de notícias Interfax. Apesar disso, a situação era mais calma na região durante a manhã.
Os manifestantes voltaram a queimar pneus, alimentando a barricada que os separa há dias das forças do Batalhão de Choque, nas imediações do estádio do Dínamo de Kiev. Imagens transmitidas por uma emissora local mostravam bastante fumaça na rua Gruchevski.
Em um comunicado, o Ministério do Interior denunciou a atitude dos manifestantes, que “voltaram a provocar a polícia”.
Da Reuters