No Recife, Cisam é reaberto com novos leitos após um ano fechado

Reforma na unidade de saúde teve um investimento de R$ 15 milhões.
Atendimentos, no entanto, serão retomados apenas hoje (3).

Após um ano e um mês fechado, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), da Universidade de Pernambuco (UPE), foi reinaugurado nesta segunda-feira (2) em cerimônia realizada no bairro da Encruzilhada, área central do Recife. Os atendimentos, no entanto, só serão abertos para o público a partir de hoje (3). A unidade estava em obras estruturais desde março deste ano.

A reforma custou R$ 15 milhões e o Cisam agora retorna com mais 104 leitos maternos. Na cerimônia de reabertura, o governador Eduardo Campos destacou a importância de a unidade retomar os atendimentos. “É fundamental essa maternidade para a assistência da mulher e das crianças. Vamos ter mais de 300 partos por mês, com unidade de terapia intensiva. Aqui são feitos os partos e as cesarianas de maior risco. E agora mais 100 profissionais foram contratados para que o Cisam possa operar com qualidade”, disse.

Também conhecida como “maternidade da Encruzilhada”, o Cisam é uma referência de atendimento à mulher grávida e ao recém-nascido de alto risco. O prédio da unidade tem 63 anos de funcionamento e havia sido fechado para reforma com conclusão prevista para setembro deste ano. Vazamentos de corrente elétrica, equipamentos danificados, problemas de infiltração, telhas caídas e risco de desabamento foram os motivos da interdição para a obra.

De acordo com a diretora do Cisam, Fátima Maia, foram feitas requalificações nas áreas de emergência obstétrica, sala de parto e bloco cirúrgico, que já voltam a funcionar nesta terça (3). Já os 104 leitos da UTI Materna entram em funcionamento em janeiro de 2014. As consultas para ginecologista poderão ser marcadas a partir do dia 15 de dezembro. A equipe médica conta com  o reforço de 117 novos profissionais. O prédio também ganhou uma sala vermelha para atender as gestantes de risco. “[A obra] atrasou porque resolvemos fazer a requalificação de algumas áreas que eram importantes para a assistência, considerando inclusive o investimento do Governo do Estado”, explicou Maia.

No total, 111 leitos neonatais vão dar conta dos recém-nascidos de alto risco. Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, foi necessário mais tempo para pensar na reforma adequada. “No processo de reforma, vimos também que era preciso fazer novas adequações a novas normas da Anvisa, do Ministério da Saúde, pra dar mais conforto a gestante”, pontuou.

Política
Em conversa com jornalistas, o governador comentou o resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado (30), em que ele aparece com 11% das intenções de voto, atrás de Aécio Neves (19%) e da presidente Dilma Rousseff (47%).

“Elas [as pesquisas] continuam a dizer exatamente a mesma coisa, que há um forte desejo de mudança”, afirmou, dizendo que o levantamento aponta que “60% da população deseja mudança”. “Na última eleição, em 2010, a essa altura, 60% da população queria continuidade. Então agora inverteu exatamente o sentido da seta, o sentido do vento”, completou.

O governador também aproveitou a ocasião da reinauguração do Cisam para pedir aos presentes uma homenagem ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, que morreu em decorrência de um câncer na madrugada desta segunda (2), em São Paulo. “Lamento profundamente sua partida não apenas como o cidadão e homem público exemplar que foi, mas também, e em grande medida, como um dos grandes amigos que fiz na vida”, disse Campos, em nota.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *