PE deve entregar obras de mobilidade inacabadas para a Copa

Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste funcionarão de forma adaptada.
Via Mangue, TI Cosme e Damião e Passarela do Aeroporto serão concluídas.

Das principais obras de mobilidade prometidas por Pernambuco para a Copa de 2014, todas deverão ficar prontas para Mundial, pelo menos na teoria. Na prática, os dois corredores do BRT (Bus Rapid Transit) do Grande Recifee o Ramal Externo da Copa serão entregues antes dos jogos, mas de forma incompleta. Conforme o balanço divulgado pela Secretaria de Cidades nesta quarta-feira (21), os corredores Norte- Sul e o Leste-Oeste entrarão em funcionamento na primeira semana de junho, porém apenas com algumas estações prontas. A nova previsão aponta que as obras completas devem ser entregues até o final de 2014.

O esquema de mobilidade para os cinco jogos na Arena Pernambuco, divulgado pela Secopa na terça (20), inclui três principais formas de chegar ao estádio: metrô, ônibus circulares com saída de estacionamentos periféricos e BRTs. Esta última forma, entretanto, vem com um “porém”. No Corredor Norte-Sul, que deveria ir de Igarassu ao Centro do Recife, serão realizadas apenas viagens expressas, do Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, até a Estação Praça da República, no Centro do Recife. Já o Leste-Oeste, que deveria ir do centro da capital até o TI Camaragibe, funcionará apenas com as estações Guararapes e Derby, com destino direto para a Arena.

O primeiro jogo no Recife acontece apenas em 14 de junho, entre Costa do Marfim e Japão, quando os corredores já estarão funcionando há uma semana, no esquema improvisado. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, em dias em que não haverá jogos – portanto sem operação diferenciada – o Corredor Leste-Oeste irá operar do Derby ao TI Camaragibe.

A previsão do Governo de Pernambuco é de que 13 estações estejam em funcionamento, como a da Abolição (Madalena) e Cordeiro – ao todo, são 25 estações. Já o Norte-Sul fará apenas a viagem do TI PE-15 à Praça da República, sem paradas na Avenida Cruz Cabugá, por exemplo.

Após o início da operação, as estações de embarque e desembarque serão incorporadas na medida em que ficarem prontas, nos dois corredores. Por exemplo, quando a estação da Iputinga ou do Shopping Tacaruna forem concluídas, começarão a ser ponto de parada para o BRT. De acordo com a Secretaria das Cidades, a expectativa é de que os dois corredores estejam em pleno funcionamento até o fim do ano.

O custo total do Corredor Leste-Oeste é R$ 145 milhões, já o Norte-Sul custará R$ 151 milhões. De acordo com o primeiro documento publicado na Matriz de Responsabilidade da Copa do Governo Federal, em 2010, o custo inicial para o Leste-Oeste era de R$ 74 milhões; no Norte-Sul, o valor inicial era de R$ 161 milhões, mas incluia um trecho até o TI Joana Bezerra.

Ramal Externo da Copa
O Ramal Externo da Copa, que liga o TI Camaragibe, na Avenida Belmino Correia (continuação da Caxangá) à Arena Pernambuco, é uma obra pensada justamente para o Mundial, já que na região há poucas casas, comércio ou indústrias. No projeto inicial apresentado pelo Governo de Pernambuco, a Cidade da Copa, era prevista a instalação de prédios, centros comercias e até faculdades nos arredores do Estádio. Entretanto, atualmente, a única coisa que funciona na região é a própria Arena Pernambuco, fazendo com que o Ramal cumpra função essencial apenas em dias de jogos.

O trecho interno da via, que seria o complexo viário no entorno do estádio, está pronto desde a Copa das Confederações, em 2013. Já o externo será entregue inacabado. A previsão inicial era uma avenida com corredores exclusivos para o transporte coletivo, faixa de rolamento para o tráfego misto e ciclovia. De acordo com a Secretaria das Cidades, para o Mundial, o Ramal Externo da Copa estará pronto para a passagem apenas dos veículos BRT, na primeira semana de junho. O governo não especificou quais obras ficarão faltando, afirmando somente que obras serão feitas ao longo do ano. O custo inicial do Ramal da Copa era de R$ 99 milhões, mas a obra já está custando R$ 131 milhões.

Via Mangue
Mesmo sem ser de responsabilidade do governo estadual, a Via Mangue também foi incluída no pacote de obras de mobilidade para a Copa. A avenida expressa – sem sinais ou cruzamentos – que liga a Ponte do Pina ao bairro de Boa Viagem deve ficar pronta no dia 31 de maio, após três anos em obra. A promessa é da Prefeitura do Recife, responsável pela execução do serviço. O custo do projeto é de R$ 431 milhões.

De acordo com a prefeitura, algumas partes da obra encontram-se em fase de acabamento. Os trechos da via elevada, na área dentro do Aeroclube, nos viadutos sobre a Rua Antônio Falcão e o alargamento da Ponte Paulo Guerra já estão em fase de asfaltamento, pintura e iluminação.

Terminal Integrado Cosme e Damião
Ao custo de R$ 18 milhões, o TI Cosme e Damião, ao lado da estação do metrô, em São Lourenço da Mata, deve ficar pronto na próxima semana. O terminal está em fase de acabamento e deve ser o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros que irão à Arena Pernambuco. Alvo de críticas na Copa das Confederações por não estar finalizado – no local foram utilizados estruturas provisórias – o local deve estar totalmente pronto para o primeiro jogo na Arena, em 14 de junho.

Passarela Aeroporto-Metrô
Até o final de maio, os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional dos Guararapes poderão acessar a Linha Sul do Metrô sem precisar cruzar a Avenida Mascarenhas de Moraes. A passarela ligará o piso superior do terminal aeroportuário até a Estação Aeroporto do Metrô, através de uma esteira rolante. O custo da obra foi de R$ 26 milhões, e o governo promete funcionamento pleno durante a Copa.

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