Por descumprir regra do STJD, Raniel, do Santa, volta a ser julgado segunda

O calvário do meia Raniel – criado por ele próprio, diga-se – parece não ter fim. Após ter sido condenado a um ano de suspensão por uso de cocaína, ter a pena reduzida pelo STJD para quatro meses e ser suspenso, de novo, pela Fifa, se vê envolvido em novo embaraço. Na próxima segunda-feira, o jogador será julgado pela Justiça Desportiva por não apresentar a coleta dos exames mensais de antidoping, determinados pelo STJD, durante o processo de suspensão. Por determinação, o meia tem obrigação de ser submetido a novas observações clínicas. Ocorre que o clube recebeu a denúncia de que Raniel teria deixado de reunir e apresentar o material, no dia 15 de setembro.

Em caso de condenação, Raniel terá de pagar uma multa, que vai de R$ 100 a R$ 100 mil. Mesmo com o Santa Cruz sem ser implicado, Lopes afirmou que a preparação para a defesa do jogador está concretizada. Ele acredita que o meia sairá sem maiores problemas do processo.

– Recebemos a denúncia que, no dia 15 de setembro, contra o Boa Esporte, caberia ao atleta ter juntado os exames mensais os quais tenha participado. O STJD, entendendo que ele não fez isso, enxergou como uma infração passível de multa. É uma questão que, em caso de condenação, haverá uma multa para ele. O clube não é envolvido.

Raniel foi denunciado no artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que remete a “deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão da Justiça Desportiva.”

– Estamos com toda a defesa estruturada para, na próxima segunda-feira, darmos toda a ajuda que Raniel precisa neste julgamento, pleiteando a sua absolvição. Entendemos que a logística da coisa está errada. A obrigação disso não é do clube nem do atleta. Não ficamos com cópia de exame. Ele é colhido e enviado para a Colômbia. O que fica com o atleta é uma espécie de recibo, de que ele fez o exame, só isso – explicou.

Outro problema é a liberação do jogador para voltar a atuar. Após reestreia diante do Boa Esporte, surgiu a determinação, no site da Fifa, de que o meia estava punido até fevereiro de 2016. Essa, na verdade, tratava da previsão inicial, caso Raniel cumprisse toda a pena a que estava destinado – um ano. A Fifa publicou, com atraso, a primeira punição. Agora, o clube espera a publicação da liberação de Raniel nos próximos dias.

– Até segunda-feira isso deverá estar resolvido. No julgamento vamos aproveitar para renovar, na hora, este pedido, para que aquela situação seja resolvida. Mostrar de novo que a pena e os prazos foram cumpridos, que tudo foi respeitado da forma correta. Se até lá isso não for resolvido, na segunda reforçamos, até pelo prejuízo que o jogador vem tendo – encerrou Eduardo Lopes.

One thought on “Por descumprir regra do STJD, Raniel, do Santa, volta a ser julgado segunda

  • 16 de outubro de 2015 em 18:00
    Permalink

    Parabéns pela matéria tão completa e esclarecedora!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *