Prefeitura vai contratar empresa para recuperar Ponte D’Uchoa, no Recife

Presidente da Emlurb disse que 80% da estrutura foi destruída em acidente.
Laudo do IC deve determinar se motorista vai pagar indenização.

O presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) do Recife, Antônio Barbosa,  afirmou nesta terça-feira (29) que especialistas irão à Estação Ponte D’Uchoa na quarta (30) para avaliar o que pode ser aproveitado da estrutura, localizada no bairro das Graças. Com as informações obtidas na visita técnica, a prefeitura vai lançar um edital, em caráter de urgência, para contratar a empresa que irá recuperar o equipamento, patrimônio tombado pelo Estado. O custo da obra ainda não foi estimado.

De acordo com Barbosa, cerca de 80% da área construída da Estação foi destruída no acidente de carro ocorrido na segunda (28) .Agentes da Guarda Municipal vigiarão o local por 24 horas, diariamente.

As medidas fora anunciadas pelo presidente da Emlurb após reunião com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundarpe e da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura do Recife, na sede do órgão, bairro do Derby, área central da capital. Sobre a cobrança de ressarcimento por parte do motorista, Barbosa apenas disse que a Secretaria de Assuntos Jurídicos aguarda o laudo do Instituto de Criminalística para tomar a decisão cabível.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar se o motorista assumiu ou não o risco pelo acidente. De acordo com a delegada responsável pelas investigações, Silvana Carla, o condutor de 30 anos dirigia pela Avenida Rui Barbosa quando perdeu o controle do carro e atingiu a Ponte D’Uchôa. Ela também vai intimar testemunhas para saber se o homem dirigia sob efeito de álcool, já que não consta a realização do teste de bafômetro no Boletim de Ocorrência.

O motorista ainda não pode comparecer à delegacia porque está internado em estado grave, acrescentou Silvana Carla. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Memorial São José, área central do Recife. O inquérito tem um prazo de 30 dias para ser concluído.

A placa do carro envolvido no acidente soma dez multas registradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), desde o ano passado. São diversos tipos de infração, como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, dirigir sob efeito de álcool e estacionar em local proibido e em cima de faixa de pedestre. O total dos débitos, com exceção de multas em efeito suspensivo e autuações em tramitação, soma R$ 4.220,32.

Recuperação do patrimônio
O monumento amanheceu nesta terça cercado por tapumes. Técnicos da Emlurb fizeram o levantamento dos materiais usados na construção, que é do século 19. Segundo a diretora do órgão, Fernandha Batista, como a estrutura é toda original, as obras, que serão de restauro, começam ainda esta semana e devem ficar prontas em até 120 dias.

Do G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *