Volta das chuvas cria boas perspectivas ao sertanejo

Depois um longo tempo de estiagem, que trouxe inúmeros transtornos, como falta d’água, improdutividade rural e eliminação dos rebanhos. O retrato da crise marcado com o colapso total da Barragem de Brotas, as chuvas estão voltando à região. Poços, barreiros e o próprio Rio Pajeú, assim como Brotas tem recebido certo volume de água. A expectativa é de que tenhamos um bom inverno neste ano, o que traria muitos benefícios à região. Para falar sobre este novo cenário e as expectativas em relação às chuvas, hoje no Debate das Dez o secretário de agricultura Luciano Gomes, o vice presidente do STR, João Alves e por telefone o diretor regional do IPA Moacir Rodrigues.

Veja abaixo alguns trechos do que disseram:

“O cenário hoje está mudando, a gente está começando a se animar com essas pequenas chuvas e realmente dá pra gente vislumbrar alguma coisa para o futuro, mas é preciso ter uma certa cautela. O que ocorre no nosso país é que não temos as estações definidas, temos uma estação chuvosa e uma estação seca. Especificamente no nordeste temos a maior parte do ano seco.

Quando este período nos encontramos agora é bom, a gente tem uma quantidade de chuva pra poder comemorar”, disse Luciano Gomes.

“Na verdade, para os agricultores, choveu eles plantam, seja qual for o mês. No  nosso município teve assim uma variação muito grande em relação a chuva, chove num canto no outro não. Nós temos também a questão da perda dos animais as pessoas não tem como arar a terra. Tem muita gente que não plantou porque não tinha como cultivar a sua terra, esse também é um fator que diminui um pouco a quantidade de área plantada na região. Porém a gente já tem por exemplo aqui no baixio da Carapuça e na Inveja, naquele setor que a gente conhece da área de feijão, já tem gente colhendo. É uma situação animadora, é uma situação que pra quem nunca viu nossa barragem seca ver a quantidade de água que tem lá hoje é um alívio grande”, disse João Alves.

Falando sobre as perspectivas de projetos do IPA para o ano de 2014 Moacir disse:

“Olha, no momento nós estamos focados na questão de terra pronta, na distribuição de sementes, acabamos de distribuir 187 toneladas. Nós tivemos uma programação para arar 9.038 hectares na região. Nós temos uma programação para o ano que não para, que é a questão de perfuração de poços, instalação e restauração de barragens. Temos uma esperança de que este ano seja bom, porque graças a Deus, em alguns municípios choveu até mesmo acima da média nesses três meses. Acreditamos que alguns municípios nos não vamos ter aquela preocupação como fizemos nos últimos anos que é a questão da ração, eu acredito que o foco já vai ser outro.

No momento estamos direcionando, estamos preocupados com alguns municípios que não choveu ainda ou que está muito abaixo da média, como Tuparetama e São José do Egito.

Ouça abaixo o Debate na íntegra:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *