“152 menores já foram encaminhados à delegacia como autores de crimes apenas este ano”. Informou Major Robério na Pajeú
Por André Luis
No Debate das Dez desta segunda-feira (25), o sub-comandante do 23º BPM, Major Robério e o Conselheiro Tutelar Pedro Rafael falaram sobre a criminalidade contra e entre menores.
Recentemente tivemos alguns casos de estupro contra vulnerável na região que chamaram muito a atenção, neste final de semana por exemplo houve o caso de uma criança de 7 anos que foi estuprada por um homem, que foi flagrado por testemunhas, mas conseguiu fugir. Em Afogados, nos últimos dois meses aconteceram dois casos de estupro.
Com relação aos casos de Afogados, Pedro Rafael informou que vitimas e suas famílias estão recebendo apoio, “o Conselho Tutelar vem acompanhando através da Rede de Proteção, Cras e Creas, pois tem que ter todo um acompanhamento, para que as famílias se estabilizem novamente, psicologicamente para que possam tentar superar a violência“, disse Pedro.
Pedro disse ainda que é um tipo de crime que cria um medo constante nas vítimas, pois afeta diretamente o psicológico das delas.
Major Robério informou que esse tipo de crime é chamado de crime de proximidade, onde geralmente o autor do delito, abusa da confiança da vítima, geralmente sendo uma pessoa próxima e conhecida da vítima e se utiliza dessa confiança para cometer esse tipo de delito.
Major Robério também informou que no primeiro caso que aconteceu ha dois meses, quando um indivíduo conhecido por Dé Relojoeiro estuprou uma criança de sete anos, foi tentado de todas as formas captura-lo mas ainda está foragido, “agente tentou muito capturar esse indivíduo, inclusive não só em Afogados da Ingazeira, como deslocamos equipes para outras cidades, do Agreste de Pernambuco, e aqui do Sertão, onde a gente tinha a notícia de que ele tinha passado por essas cidades, então a gente fez um esforço, infelizmente não conseguimos dar essa resposta, mas o que eu gostaria de dizer é que esse camarada vai ser eternamente monitorada pela polícia, assim que a gente tiver condições, vamos colocar as mãos em cima dele com certeza“, informou Robério.
Em relação ao segundo caso que aconteceu na zona rural de Afogados na quarta-feira (20), onde José Leite Barbosa da Silva estuprou uma estudante de quinze anos, quando esta desceu do ônibus escolar, Robério disse que através de informações de onde o individuo estava, foi feita uma campana que culminou na prisão do mesmo.
Major Robério chamou a atenção para um dado importante, ele disse que esta havendo muitas ocorrências onde os menores é que são os autores dos atos infracionais, “de janeiro pra cá já encaminhamos 152 menores, o que dá uma média de 25 menores por mês, então a gente conta com o apoio incondicional do Conselho Tutelar, eles fornecem o telefone do efetivo que está de plantão deles, sempre que tem uma ocorrência assim, principalmente nesses crimes de proximidade a gente tem contado com o apoio deles, eles chegam rápido ao batalhão ou ao local da ocorrência para dar aquele suporte e o que a gente se compromete com a população é dar essa resposta cada vez mais rápida“, disse Robério.
Robério também informou que os crimes que mais são cometidos por estes menores são o consumo de entorpecentes como, por exemplo, maconha e violência doméstica.
Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje: