Uma tarde complicada, pouco inspirada, mas vitoriosa. Assim o Uruguai iniciou a defesa do título da Copa América. Em confronto realizado no Estádio Regional Calvo y Bascuñán, Antofagasta, em Antofagasta, a Celeste derrotou a novata Jamaica pelo placar de 1 a 0 e debutou com vitória no Grupo B da edição de 2015 da principal competição de seleções da Conmebol.

Logo na estreia, o Uruguai evidenciou a falta de poder ofensivo sem Luís Suárez, ainda suspenso pela Fifa em virtude da mordida no italiano Giorgio Chiellini, na Copa do Mundo do ano passado. Pouco inspirado, o time comandado por Óscar Tabárez dependeu de uma bola parada para vazar a defesa adversária e espantar qualquer chance de surpresa no primeiro jogo do torneio.

Na bola parada, apareceu Cristian Rodríguez. Sonho do Grêmio para depois da Copa América, Cebollaaproveitou toque de cabeça de José Maria Giménez, do Atlético de Madri, e arrematou de perna esquerda para definir o marcador ainda no início da segunda etapa.

Vitorioso na estreia, o Uruguai retorna a campo na próxima terça-feira, às 20h30 (de Brasília), para talvez o duelo mais esperado desta primeira fase da Copa América. O atual campeão do torneio terá pela frente a arquirrival Argentina, em La Serena.

Enquanto o Uruguai termina a primeira rodada aliviado, a Jamaica dependerá de um bom resultado também na próxima terça-feira para sonhar com alguma surpresa na Copa América. A partir das 18h30, os jamaicanos encaram o Paraguai em Antofagasta, mesmo palco do duelo deste sábado.

Gol de Cebolla salva fraca estreia uruguaia

Embora tenha deixado o gramado feliz pelos três pontos, o Uruguai enfrentou uma trajetória surpreendentemente complicada nesta estreia de Copa América. Com Cavani isolado no ataque e Nicolás Lodeiro, ex-Corinthians, discreto, a equipe de Óscar Tabárez enfrentou dificuldades para superar a postura defensiva dos jamaicanos, que mostraram organização e boa postura.

A primeira grande chance dos uruguaios veio justamente dos pés do ‘herói’ Cristian Rodríguez. Aos 36min, Cebolla dominou na entrada da área e soltou um forte chute de perna esquerda, obrigando uma ótima defesa do goleiro jamaicano.

A oportunidade criada pelo alvo gremista, ao invés de colocar o Uruguai em uma situação mais ativa no campo, acordou a Jamaica. Limitado ao campo defensivo, o time da Concacaf teve uma grande chance para surpreender aos 39min, quando Darren Mattocks, principal estrela da equipe, saiu na cara do gol. O atacante arrematou fraco e deu a chance para Diego Godín se recuperar e salvar.

Diante da possibilidade de surpresa, o Uruguai acordou e controlou o jogo até o final do primeiro tempo. Aos 41min, por exemplo, Edinson Cavani teve uma ótima ocasião de gol. Após cruzamento de Maxi Pereira, o atacante do Paris Saint-Germain tentou uma acrobacia para finalizar, mas arrematou para fora.

Mesmo sem pressionar, o Uruguai chegou ao gol logo no início da segunda etapa e afastou qualquer chance de surpresa. Aos 7min, Lodeiro cobrou falta na cabeça de Giménez, que tocou de cabeça para o meio da área na direção de Cristian Rodríguez. O camisa 7 esticou a perna esquerda e colocou a bola no contrapé do goleiro Kerr.

O gol trouxe tranquilidade aos uruguaios. A vantagem no marcador permitiu a Tabárez variar a formação da equipe; o cruzeirense Giogian De Arrascaeta entrou em campo para melhorar a ligação entre meio e ataque. A estratégia do treinador, contudo, não foi feliz. Pelo menos, a Jamaica pouco assustou, e a Celeste estreou da melhor forma possível no torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *