Em Olinda, passageiros reclamam de trecho liberado do Corredor Norte-Sul

Primeiro dia de funcionamento teve acidente e falta de informações.
Trecho exclusivo para ônibus fica entre terminal da PE-15 e Quartel.

O primeiro dia de funcionamento do trecho do Corredor Norte-Sul que vai do terminal da PE-15 ao Quartel do Exército, em Olinda, nesta sexta-feira (28), foi de muita confusão para passageiros de ônibus e motoristas. A reportagem do NETV esteve no local e constatou vários problemas, além de flagrar um acidente.

O trecho liberado tem 2,8 quilômetros e oito paradas de ônibus passaram a funcionar na pista central da rodovia. No ponto em frente ao Quartel do Exército, o cimento solta com facilidade. Há também pedaços de ferro que podem provocar acidentes. O passageiro tem que andar em um canteiro de areia e, quando os ônibus, passam levantam poeira.

Algumas pessoas também reclamaram sobre a falta de informação quanto às mudanças implementadas. “Fui perguntar à guia para saber onde eu pegava o PE-15 e ela disse que não sabia. Como pode isso?”, questionou a recepcionista Mirella Santana.

Com as alterações, o viaduto Leste dos Bultrins, que faz parte do Corredor Norte-Sul, foi liberado para a passagem exclusiva dos ônibus. Os carros agora só podem passar pelo outro viaduto, que fica fora da faixa de transporte público. No Viaduto de Ouro Preto, das quatro faixas, duas agora são para os ônibus.

Embaixo da estrutura, contudo, os motoristas fazem o retorno para entrar no bairro de Ouro Preto. No entanto, o local não está sinalizado e o trânsito fica uma bagunça com as manobras dos veículos. “A área embaixo desse viaduto será alvo de uma requalificação, cuja obra ainda será licitada. Mas vamos tentar, ainda nesse contrato do Corredor Norte-Sul, fazer uma ação mínima que possa melhorar essa situação”, explicou o secretário-executivo de Mobilidade Urbana do estado, Gustavo Gurgel.

Enquanto a equipe de reportagem entrevistava o secretário, um acidente ocorreu a poucos metros do local. Apesar de o corredor ser exclusivo para ônibus, há um retorno para carros que cruza a via e o semáforo estava desligado. Gurgel informou que o órgão responsável foi acionado para religar o equipamento.

Seguem abaixo as linhas que sofrerão mudança:
050 – PE-15/Boa Viagem
909 – Paulista/Joana Bezerra
913 – PE-15 – Joana Bezerra
915 – PE-15
946 – Igarassu (BR-101)
967 – Igarassu (Sítio Histórico)
976 – Paulista (Prefeitura)
977 – Paulista (Cond. Da Boa Vista)
979 – Paulista/Rua do Sol (Expresso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *