Jaboatão inicia campanha contra HPV neste sábado; PE quer vacinar 253 mil
Adolescentes entre 11 e 13 anos devem ser imunizadas contra a doença.
Postos do município, no Grande Recife, vão estar abertos das 9h às 17h.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco espera imunizar 253.300 adolescentes, entre 11 e 13 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha no estado só começa oficialmente na próxima segunda (10), no entanto a vacina já estará disponível nas unidades de saúde de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, a partir deste sábado (8). Segundo a prefeitura, o município contará com 120 postos de imunização fixos e volantes, alguns montados em locais de grande circulação, como supermercados e estações de metrô.
Neste sábado, as unidades vão estar abertas das 9h às 17h. A meta de Jaboatão é imunizar aproximadamente 17.000 pessoas. No Recife, a campanha será deflagrada na segunda e espera vacinar 36.200 adolescentes. A capital vai oferecer a vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Nas 765 escolas das redes municipal e privada, a vacinação será iniciada em 24 de março. Até lá, uma carta circular será enviada aos pais para esclarecer a importância da vacinação. Caso os pais não autorizem a vacinação, será preciso assinar o Termo de Recusa de Vacinação contra HPV, a ser distribuído pela unidade de ensino.
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano como parte da rotina de imunização. Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada pessoa deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
Câncer de colo do útero
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O objetivo da campanha é reduzir casos e mortes ocasionados pela doença.