Procon orienta consumidor sobre conta atrasada na greve dos Correios
Greve não vai livrar consumidor de pagamento, segundo Procon.
Garantir segunda via de fatura é melhor opção.
A greve dos Correios completa 40 dias nesta segunda-feira (10). Dos 3.900 trabalhadores em Pernambuco, 25% aderiram à paralisação, segundo avaliação feita pela empresa. O número, no entanto, é diferente do levantado pelo sindicato: a greve atingiria 80% da categoria. Ainda de acordo com o sindicato, 55% dos carteiros do estado suspenderam as atividades.
Durante todo o período, apenas o Sedex funciona normalmente, mas para quem está com atraso no recebimento de contas e correspondências, a solução é solicitar a segunda via do documento. “O fato da greve não vai exonerar o consumidor de fazer o pagamento”, explica o gerente jurídico do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PE), Roberto Campos.
Somente na hipótese de não conseguir a segunda via da fatura é que o consumidor ficará temporariamente desobrigado de efetuar o pagamento. “Mas o consumidor deve lançar mão de todos os meios disponíveis. Ele pode conseguir uma segunda via do boleto de pagamento na internet, ou máquinas de auto atendimento”, aponta Campos.
De acordo com o gerente, no caso de atraso na entrega de produtos comprados pela internet, a responsabilidade é da empresa. “Se você compra um produto e até determinado prazo ele não chega, a responsabilidade é da empresa, pois foi a loja que se disponibilizou para fazer a entrega”, analisa. O comprador, neste caso, deve entrar em contato direto com o estabelecimento em que a compra foi feita e, inclusive, pode desistir da compra. “Lembrando que o bom senso deve prevalecer, se passou apenas um dia do prazo de entrega, espera mais um pouco antes de entrar em contato”, recomenda o gerente.
O Procon oferece atendimento em 53 unidades em Pernambuco e também pelo telefone 0800 282 1512.