Pernambuco teve mais de 600 casos notificados de dengue desde janeiro
Jaboatão dos Guararapes é o município com maior número de notificações.
Do total de suspeitas, 80 casos foram confirmados em Pernambuco.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, de janeiro até o início de março, foram notificados 665 casos de dengue, distribuídos em 58 cidades. Destes, 80 foram confirmados.
Os municípios com maior percentual de notificação foram Jaboatão dos Guararapes (14,74%), Recife (7,22%), Olinda (5,56%) e Paulista (2,86%) na Região Metropolitana, Caruaru (10,83%), Gravatá (8,12%), Santa Cruz do Capibaribe (3,46%) e Altinho (3,46%) no Agreste e Salgueiro (11,73%) e Petrolina (6,17%) no Sertão.
“Avaliando as oito últimas semanas, a gente viu um aumento no número de casos em Salgueiro, Caruaru, Gravatá e em Jaboatão dos Guararapes. Quando o município tem casos notificados, eles podem controlar melhor a doença, fazendo uma intervenção na área”, disse a coordenadora do Programa Estadual da Dengue, Claudenice Pontes.
O gerente de Vigilância em Saúde em Jaboatão, Jadson Galindo, explicou que o município, por ser o que tem mais casos notificados no Estado, está capacitando profissionais de saúde para lidarem com a doença. Além disso, a Secretaria de Educação se comprometeu em conversar com alunos sobre formas de prevenção. “É importante salientar que estamos dentro do número esperado para o período”, explicou.
Segundo Pontes, as pessoas devem ficar atentes à forma mais grave da doença, que começa a apresentar sintomas após uma febre. “Passou a febre, pode aparecem vômitos persistentes, dores abdominais fortes e a pele pode ficar pegajosa. Caso apareça um desses sintomas, a indicação é procurar uma unidade de saúde imediatamente”, alertou.
Maneiras de evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença são: manter bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços e outros reservatórios de água, deixar sempre lixeiras tampadas e secas, não jogar lixo em terrenos baldios, colocar no lixo objeto que possa acumular água, colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados, lavar os bebedouros de animais com bucha pelo menos uma vez por semana e trocar a água todos os dias, cobrir e guardar pneus em locais secos e protegidos das chuvas, guardar as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixar no quintal objetos que acumulem água, encher os pratinhos de plantas com areia e retirar a água acumulada sobre laje das casas.