Creche em Jaboatão corre risco de fechar por falta de verba

Apesar de ter passado pro reforma em 2012, espaço precisa de reparos.

Local atende crianças que trabalhavam no lixão da Muribeca.

A creche Lar Esperança, na Comunidade Vila dos Palmares, em Jaboatão dos Guararapes, está passando por dificuldades. Apesar de ter sido reformada em 2012, o telhado do espaço precisa de reparos, as paredes estão com infiltrações, a geladeira e o freezer estão vazios, com poucos alimentos na despensa. Uma reportagem no Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (25) mostrou a situação.

A aposentada Maria Cristina de Rodrigues do Nascimento, voluntária que criou a creche, lamenta a situação. “Vivo endividada, mas tudo vale a pena quando não vejo os meninos na rua sofrendo. Quando fecha aqui no sábado e no domingo, passo e tão catando lixo. Isso me dói muito. É o que me faz manter. Só desisto quando morrer”.

Na creche, as crianças recebem alimentação e carinho. Criada em 2001 com objetivo de retirar das ruas os meninos e meninas que viviam no lixão da Muribeca, o local atende hoje 150 pessoas de 0 a 14 anos. “Foi uma senhora que chegou a minha casa comentando que tinha 6 crianças numa casa sozinha, pois a mãe ia pro aterro e deixava eles sozinhos. Só fosse só uma, dava um almoço. Como eram seis, não tinha condições de dar. Aluguei uma casinha, arrumei um bujão, um fogão. Comprei umas comidas e daí em diante foi espalhando a notícia e foi aumentando [o número de] crianças”, explicou Cristina.

Após uma doação do Governo do Japão, em 2012, a voluntária reformou o espaço, adicionando um parquinho e uma sala de leitura. “Recebi a ajuda de R$ 173 mil para construir isso aqui. Ainda veio uma parte da Suíça para comprar computadores e novos móveis”, informou a responsável pela creche.

Interessados em ajudar o Lar Esperança podem visitar o espaço, que fica na Rua da Amizade, nº 20, em Jaboatão dos Guararapes. O telefone da creche é (81) 3474.4344.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *