Supermercado na Zona Sul do Recife é interditado pela Vigilância Sanitária

Inicialmente, Carrefour da Domingos Ferreira ficará fechado por 3 dias.

Procon, MPPE e Delegacia do Consumidor também participaram da ação.

O supermercado Carrefour localizado na esquina entre as avenidas Domingos Ferreira e Antônio Falcão, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi interditado na manhã desta quarta-feira (26) pela Vigilância Sanitária, Procon-PE, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Delegacia do Consumidor. Inicialmente, o local deve ficar fechado por três dias.

“Existem vários problemas na parte de frios, carnes e pescados. Encontramos produtos estragados e com validade vencida, impróprios para consumo humano. Alguns estavam sendo expostos fora da temperatura indicada pelo fabricante”, informou Geise Belo, da Vigilância Sanitária. “Outro problema foi com as carnes moídas.

Eles moíam a carne e as colocavam em uma bandeja, mas não pode ser feito isso. Elas têm que ficar congeladas ou serem moídas na hora da venda”, explicou Belo.

De acordo com o coordenador geral do Procon de Pernambuco, José Rangel, a ideia é fazer vistorias todas as semanas. “Vamos visitar todos os supermercados de Pernambuco se for necessário. Eles têm que aprender a respeitar o consumidor. Peixe estragado, carne estragada, camarão estragado. É um absurdo”.
Uma nova fiscalização será feita no local daqui a três dias, quando o supermercado pode reabrir. “Nosso objetivo não é fechar locais, demitir pessoas. Uma multa será cobrada, mas ainda vamos avaliar o quanto”, disse Rangel.

Para o delegado Roberto Wanderley, da Delegacia do Consumidor, a suspeita é de que a loja costumava desligar as máquinas de acondicionamento durante a madrugada. “É uma suspeita que ocorra durante a noite, para haver redução de custos de energia, mas colocando em risco a segurança dos produtos”, comentou. O Carrefour irá responder criminalmente por venda de produto impróprio para o consumo.

Em nota, o Carrefour informou que, durante o período de interdição, irá tomar todas as providências necessárias para garantir o cumprimento dos procedimentos de segurança alimentar. Os funcionários da empresa também serão reorientados.

Interdições
No último dia 19 de março, o supermecado Extra do bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, também foi interditado. A fiscalização encontrou produtos estragados e com o prazo de validade vencido. No mesmo dia, o Pão de Açúcar da Avenida Rosa e Silva foi autuado por comercializar produtos impróprios para o consumo.

De acordo com o Procon-PE, no sábado (22), os fiscais retornaram ao supermecado Extra do Espinheiro e verificaram que as exigências já tinham sido atendidas. O empreendimento foi reaberto, mas terá que responder a um processo investigativo e pagar multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *