No Recife, BRT faz primeiros testes em percurso mais curto
Faixa segregada não foi utlizada no teste e engarrafamento causou demora.
Ônibus tem ar-condicionado, motor central e câmbio automático.
O primeiro teste do sistema Bus Rapid Transport (BRT) no Recife, na manhã desta quinta-feira (3),criou uma expectativa positiva em relação ao transporte público na cidade. O ônibus, chamado de Via Livre, tem capacidade que varia de 150 a 160 passageiros, equipado com ar-condicionado, câmbio automatizado e motor central. Ele liga o terminal de Camaragibe, na Região Metropolitana, até o Derby, passando por 25 estações. No teste, passando apenas por duas estações na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade, o percurso é pequeno, no entanto, já apresentou demora com o engarrafamento.
O tempo no trajeto, segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, vai melhorar quando a faixa ficar segregada apenas para a passagem do BRT. “O tempo hoje estimado, sem muito engarrafamento, é 55 minutos de Camaragibe ao Derby. A gente espera fazer em 40 minutos essa distância, numa faixa segregada”.
O ideal, segundo Menezes, seria a faixa ficar exclusiva para o BRT, mas inicialmente, uma ou duas linhas também vão circular na via exclusiva para ônibus, deixando as duas restantes para carros de passeio. “Na ida, como o fluxo é menor, nós fomos mais rápido, e na volta, como a via não tava segregada, pegamos engarrafamento. A grande vantagem do BRT é a via segregada, que vai dar velocidade e regularidade. Juntando a isso, o ar-condicionado, o conforto e o pagamento da passagem antecipada, facilitando o embarque e o desembarque”.
Ao chegar na parada de vidro, o passageiro poderá comprar as passagens antecipadas, como acontece no metrô, ou apenas utilizar o cartão VEM em uma das catracas. Cada estação conta com um bilheteiro e um segurança próximo à entrada. Cada BRT terá quatro câmeras, somada às cinco que vão ter em cada estação. Dentro do ônibus, apenas o motorista – o cobrador não será necessário pois a passagem será entregue na entrada da parada. “Tudo está sendo feito para diminuir o tempo de espera para entrar no ônibus, agilizar mesmo”, afirma Menezes.
As paradas foram construídas de maneira que a altura das portas dos ônibus coincidam com a porta das estações, para a entrada de passageiros. Tudo funciona semelhante ao metrô: é preciso que os motoristas parem com uma distância máxima de 15 centímetros da plataforma, para que não haja espaço entre o piso do ônibus e o da própria estação de espera. Os motoristas farão uma capacitação de 45 dias para garantir o manuseio correto dos veículos. Dentro, os passageiros podem visualizar por um letreiro o horário de chegada do ônibus e quais os próximos veículos que embarcam. Os ajustes da parte técnica, que faz com que o ônibus mande informação sobre horários, ainda estão sendo finalizados.
O teste foi no corredor Leste/Oeste, que conta com 14 estações prontas, das 25 que terá na conclusão, prevista para o dia 7 de junho. O teste com os passageiros será no dia 17 de maio e a capacidade será de transportar 126 mil pessoas diariamente. Serão dois tipos de linhas que circularão: uma que vai parar em todas as estações e outra que vai sair de Camaragibe e realizar as paradas a partir do Derby. Já o corredor Norte/Sul, que liga a PE-15 ao centro do Recife, será testado no dia 25 de maio, com conclusão prevista para setembro. O Norte/Sul conta com 27 estações. No total, serão 95 ônibus BRTs circulando nas vias.
As obras das estações do BRT da Conde da Boa Vista estão atrasadas e serão feitas de maneira provisória, o que quer dizer que os passageiros não terão ar-condicionado na plataforma de espera. Ainda não há previsão de quando é que as plataformas serão definitivas, já que a avenida é uma das principais da cidade e recebe um fluxo de cerca de 60 mil passageiros por dia, segundo Menezes. “A Conde da Boa Vista não é um lugar simples, estamos vendo junto à prefeitura quais os projetos para lá”, limitou-se a dizer.