Agência manda Sabesp reduzir captação de água no Cantareira
Redução na captação de 10% do volume do sistema já ocorreu em abril.
Medida foi mantida pela Agência Nacional de Águas nesta quarta (30).
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) determinaram nesta quarta-feira (30) que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduza em 10% a captação de água do Sistema Cantareira. Na prática, a medida foi apenas mantida, pois já vinha sendo feita nos últimos meses, segundo explica o comunicado do Daee.
A norma é necessária para evitar um colapso do conjunto de reservatórios, que opera no menor nível já registrado: apenas 10,7% da capacidade. Ainda de acordo com o comunicado, a redução foi mantida até o dia 15 de maio.
Nesta terça-feira (29), o volume acumulado no Cantareira caiu pela primeira vez abaixo dos 11% e alcançou 10,9%. A vazão do Rio Piracicaba, que abastece o sistema, chegou a 25,10 mil litros por segundo, o mais baixo dos últimos 30 anos para o mês de abril na mesma data.
No mesmo dia, o grupo técnico da Operação Estiagem 2014 dos Comitês PCJ realizou reunião em Santa Bárbara d’Oeste (SP) para debater medidas de prevenção à falta de água e ações de racionamento para as cidades das bacias. Uma das propostas é pedir para que a ANA e o Daee declarem estado de criticidade na região. O secretário-executivo dos Comitês PCJ afirmou que as sugestões serão consolidadas em documento único, que deve ser votado em 14 de maio.