Escola Municipal Francisca Lira está na final do prêmio Curta Histórias do MEC
Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
Afogados da Ingazeira está participando pela primeira vez do projeto e tem entre os finalistas o curta “A Educação é a arma mais poderosa”, produzido por alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Francisca Lira Leite de Brito. Veja abaixo o vídeo:
Nos estúdios da Pajeú a secretária de Educação Veratânia Morais, representantes e alunos da Francisca Lira e de outras escolas que também produziram curtas, falaram um pouco de como foi participar do projeto.
Além do curta produzido pela Escola Francisca Lira, mais cinco escolas também produziram seus curtas, foram elas: Giselda Simões, Alevino Cândido, Geraldo Cipriano e a Escola Dom Mota que participou em duas categorias.
Estão todos convidados a votar no curta produzido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Francisca Lira.
Você pode votar clicando aqui ou seguindo este tutorial logo abaixo:
De 05 a 11 de maio os vídeos estarão sendo julgados pelo Júri Popular e pela comissão Julgadora. O resultado final sai no dia 28 de maio e a premiação será em Brasília-DF.
Premiação
O prêmio Curta Histórias terá cinco finalistas em cada categoria, entre esses, dois serão vencedores: um escolhido pelo Júri Popular e outro pela Comissão Julgadora Final.
As equipes vencedoras serão premiadas da seguinte forma:
- alunos: um smartphone para cada participante da equipe;
- professor: um smartphone e uma câmera digital semiprofissional;
- escola: um data show, um dvd, uma câmera fotográfica semiprofissional e uma cinemateca.
Ouça abaixo o debate na íntegra: