Marcha Nacional dos Prefeitos: CNM define cinco pontos prioritários para negociação com o Governo Federal
O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, participou na tarde desta segunda (12) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios. Junto com mais 26 Presidentes de entidades municipalistas estaduais, coordenados pelo Presidente da CNM, Paulo Ziulkovski, ajudou a definir as estratégias do movimento municipalista para a XVll Marcha Nacional de Prefeitos, que acontece em Brasília, de 12 a 15 de Maio. O tema deste ano é “A crise nos municípios e a conjuntura eleitoral”.
A sessão solene de abertura acontece nesta terça (13), a partir das 9h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no setor de clubes, em Brasília. A tarde será dedicada ao debate sobre a crise institucional dos municípios. Paralelamente, acontecerá o Fórum dos Vereadores. Durante todo o período da Marcha, a CNM estará organizando “Arenas”, que serão espaços de diálogos sobre os principais temas de interesse dos municípios: saneamento, saúde, finanças, saúde, assistência social, meio-ambiente, cidade compras, educação, cultura, defesa civil, trânsito e mobilidade, gestão pública, agricultura, observatório do crack, habitação e empreendedorismo. Um tema bastante relevante, incluso nesta edição, será “municípios seguros e livres de violência contra as mulheres.”
Foram definidos os cinco pontos da pauta prioritária dos municípios: aumento do FPM, compensação e reposição das perdas por desonerações fiscais, redistribuição dos royalties do petróleo, ISS (leasing, cartões de crédito e construção civil) e encontro de contas com a previdência social.
Ainda não está confirmada a presença da Presidente Dilma Roussef durante a marcha. Na quarta (14) está prevista a sabatina com os cinco presidenciáveis mais bem colocados nas últimas pesquisas de opinião pública. Nesse mesmo dia, à tarde, os Prefeitos seguem em caravana para o Congresso Nacional, onde encontrar-se-ão com os integrantes da subcomissão de assuntos municipalistas do Senado Federal. A reunião ocorrerá no auditório Petrônio Portella.
O último dia está reservado para os informes do Governo Federal no atendimento, ou não, da pauta do municipalismo. Não se sabe se Dilma estará presente ou se enviará algum interlocutor para o diálogo com os Prefeitos. “Vamos apresentar para o Brasil a pauta municipalista, demonstrar as fragilidades dos municípios com a escassez de recursos e uma quantidade muito grande de responsabilidades. Mostrar que para o Brasil crescer de forma justa e equilibrada precisa fortalecer os municípios,” avaliou o Presidente da AMUPE, José Patriota.