Debate das Dez: CREAS regional fala sobre suas atividades na região
No Debate das Dez de hoje, em pauta o trabalho do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS regional).
O Creas, que oferece apoio e assistência social a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou de violação de direitos, está entre as ações do Brasil Sem Miséria, contemplando as pessoas em situação de extrema pobreza.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.
Para falar sobre a atuação do CREAS em nossa região, nos estúdios estiveram: Neuma Cristina Siqueira (Coordenadora), Risocleide Lacerda (Assistente Social) e Dionísio Almeida. (Advogado).
A Coordenadora Neuma Cristina, iniciou falando sobre como chegam as demandas ao CREAS. “Os casos chegam de diversas formas, pelo, disque denúncia (100), pelo conselho tutelar e autoridades policiais”. Disse Neuma.
O CREAS regional atende a região do alto Pajeú que contem 17 municípios, destes 17, 9 não tem sede do CREAS.
O tipo de caso mais comum atendido pelo CREAS regional estando em primeiro lugar a nível de Pajeú é a negligência com crianças, por exemplo o abandono, “As vezes a mãe precisa trabalhar e não tem com quem deixar a criança e a mesma fica em casa sozinha”. Afirmou Neuma.
Contato:
Telefones: (87) 3838- 4245 / 9932-5106.
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Professor Vera Cruz, 255 – próximo ao Centro Desportivo de Afogados.
Pode ainda ligar para o disque denúncia: 100 e fazer a sua denúncia de forma anônima.
Ouça abaixo o áudio contendo o debate na íntegra: