Centro vai integrar 33 instituições nas ações de segurança para Copa em PE
Operação começa nesta segunda-feira (26), em esquema de plantão.
Telas vão transmitir imagens de locais estratégicos, como hotéis e Arena.
A partir desta segunda-feira (26), o Centro de Comando e Controle Regional que vai atuar nas ações de segurança em Pernambuco para a Copa do Mundo começa a funcionar. O espaço vai concentrar o trabalho de 33 instituições, entre elas as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O centro foi inaugurado, ano passado, para monitorar grandes eventos, como o Carnaval e competições esportivas. Durante o Mundial, terá a importante tarefa de manter a segurança dos turistas, delegações estrangeiras e da população em geral.
Telas vão transmitir imagens captadas por câmeras de segurança instaladas pelos governos estadual e municipal em locais estratégicos, como o aeroporto e as fachadas dos hotéis onde as seleções estarão hospedadas. O centro também terá acesso a imagens feitas dentro e fora da Arena Pernambuco, estádio que receberá os jogos da Copa.
O coordenador do centro, Alexandre Lucena, disse que a unidade receberá, ainda, imagens feitas por uma espécie de câmera acoplada a um helicóptero da Secretaria de Defesa Social, que tem alcance de quatro quilômetros, em alta resolução, além de sensores térmicos, o que possibilita o registro de imagens à noite.
“Nós vamos trabalhar voltados para o evento 24 horas por dia, sete dias da semana. Qualquer policial aqui tem autonomia de deslocar uma equipe ao local, observando alguma ocorrência, como protesto ou tumulto”, explica Lucena.