No Recife, entrega da Via Mangue será feita em quatro etapas
Primeira etapa é a pista oeste, da Ponte Paulo Guerra à Av. Antônio Falcão.
Avenida Domingos Ferreira vai ganhar faixa azul a partir de junho.
A entrega das obras da Via Mangue, via expressa que promete mudar o trânsito na Zona Sul do Recife, será feita em quatro etapas, a partir do dia 8 de junho. O primeiro trecho liberado será a pista oeste, no sentido subúrbio, ligando a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na Prefeitura do Recife, na manhã desta quinta-feira (29).
A expectativa é de que a nova pista absorva 49% do tráfego que circula pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Inicialmente prevista para ser entregue no próximo sábado (31), o novo prazo foi estabelecido em função das chuvas que ocorreram este mês, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos,Victor Vieira.
A segunda fase, que corresponde à implantação da faixa azul — para circulação restrita de ônibus em faixas da Avenida Domingos Ferreira — está prevista para o dia 12 de junho. Circulam atualmente nesse trecho da via 24 linhas de ônibus, que realizam 160 viagens por hora, transportando até 17 mil passageiros no mesmo período. Essa foi uma das soluções encontradas para incluir o usuário do transporte público na nova organização do trânsito de Boa Viagem, que vai ter um reordenamento nos semáforos e mudança nos sentidos de algumas ruas. O tempo estimado de percurso na pista oeste, entre a Herculano Bandeira e a Antônio Falcão é de 30 minutos; a velocidade máxima é de 60 km/h, podendo ser de 40 km/h em alguns trechos.
3 anos depois, obra defasada
“A concepção da obra priorizava o transporte individual motorizado, inicialmente; o nosso foco agora é a mobilidade das pessoas. Essa obra foi pensada e concebida em relação aos automóveis; na nossa concepção atual, essa obra está defasada. Com a faixa azul conseguimos incluir os passageiros”, afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. Nesta primeira fase, os motoristas que vêm pela Avenida Herculano Bandeira com destino a Imbiribeira, Piedade, Ipsep e Jordão poderão acessar a pista oeste a partir da Ponte Paulo Guerra.
Com orçamento total de R$ 431 milhões, a via terá 4,5 km de extensão – sendo 1,9 km sobre um elevado; via expressa (sem semáforos ou cruzamentos); quatro faixas de rolamento; quatro elevados formando o complexo sobre a rua Antônio Falcão; ponte sobre a Lagoa Encanta Moça, alça de ligação; alargamento da Ponte Paulo Guerra, além de calçadas em toda a extensão, com acessibilidade e ciclovia.
Ainda conforme Braga, já existe preocupação sobre o engarrafamento criado no túnel Josué de Castro, que faz parte das obras da Via Mangue. “A primeira obra dita da Via Mangue está engarrafada, isso não é mais previsão, é a realidade. Todo mundo já passou por lá e ficou engarrafado. Através de estudos, fizemos todas as simulações possíveis e imagináveis de engarrafamento na Via. Vamos ter que estudar a obra novamente, vamos nos debruçar sobre o problema do engarrafamento que já está acontecendo”, admitiu João Braga.
Foram feitas 11 simulações de trânsito em que trechos ligados à Via Mangue, levando em conta o desenho original, que mostravam pontos de engarrafamento. A solução encontrada foi deixar um trecho da nova via como mão-dupla, da Rua Félix de Brito até a Henrique Capitulino, mudança prevista para a terceira fase, que será aberta no dia 1º de setembro. Ela inclui ainda a abertura do primeiro trecho da pista leste da Via Mangue, que corresponde ao sentido subúrbio/centro.
Entre as mudanças estão o acesso direto da Via Mangue pela Avenida Boa Viagem, através da Rua Padre Bernardino Pessoa; complementação dos binários entre as ruas Tenente João Cícero e Bernardino Pessoa, e Antônio Falcão com Maria Carolina. As ruas José Maria de Miranda e Henrique Capitulino terão o sentido invertido, assim como a Rua Dona Benvinda de Farias no trecho entre a Conselheiro Aguiar e a Domingos Ferreira. A adequação dos semáforos também está prevista para acontecer nessa etapa.
A quarta e última fase diz respeito à abertura do segundo trecho da pista leste da Via Mangue, que será entregue até dezembro deste ano. A segunda parte da pista, no sentido centro/subúrbio, liga a Avenida República do Líbano à Rua Doutor Gilson Machado Guimarães. Com esse trecho, a pretensão é desviar o fluxo de veículos da Domingos Ferreira. Também está prevista para essa etapa a implantação de uma alça viária na comunidade Beira Rio, para acessar a pista leste da Via Mangue.
“Esta obra está judicializada, as etapas das quais a prefeitura podia participar, já participou. Foi no governo passado que o projeto foi aprovado, e foi neste governo que foram definidas as obras mitigadoras.
Dentro delas tem um projeto de parque. Nós não temos mais nada a comentar sobre isso. A questão da mobilidade no entorno do [Cais José] Estelita está dentro do projeto, foi feito um plano de circulação. A gente só vai discutir [se pronunciar sobre] esse assunto quando a questão entrar na Justiça”, afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.
Dados da obra
As obras da Via Mangue começaram no dia 7 de abril de 2011 e estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano. Até maio, 98% da obra está pronto, de acordo com os dados da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.
A Via Mangue está orçada em R$ 431 milhões, dos quais 76,8% vieram de empréstimos, 18,8%, do município e 4,4% do recurso da União.