PM vai mapear registros de trotes para aplicar punições em Petrolina, PE
Responsáveis serão identificados e podem ser indiciados judicialmente.
Passar trote para a polícia é crime.
O 5º Batalhão da Polícia Militar em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai mapear os números com maior incidência de trotes para o número 190 no município. A ação faz parte de uma campanha que tem objetivo de inibir as ligações com falsas ocorrências.
O rastreamento dos números vai acontecer durante o mês de julho, após a campanha educativa que já está sendo realizada no município. A PM distribuirá, até o final do mês de junho, panfletos informativos aos condutores de veículos e em pontos estratégicos da cidade, assim como em mídias sociais.
O mapeamento vai identificar os responsáveis pelos números para que eles sejam indiciados judicialmente e punidos. Segundo a legislação, passar trote para a polícia é crime e prevê punição que vai de 1 a 3 anos de reclusão mais pagamento de multa.
De acordo com o responsável pela campanha, major José Roberto, o turno da manhã é onde existe maior incidência e representa cerca de 70% das chamadas.
“Acreditamos que este horário seja porque os pais saem para trabalhar e os filhos ficam sem uma fiscalização”, afirmou o major José Roberto. O outro turno em que a polícia registra grande quantidade de trotes é durante a tarde, com 63%.
Segundo a polícia, o perfil das pessoas que passam trote é formado por criança e adolescente. “Já aconteceu de irmos a um local que não há ocorrência e deixar de fazer um atendimento real, por conta disso”, ressaltou o integrante da PM.