Professores em greve desocupam prédio da Prefeitura do Recife
Docentes resolveram deixar edifício após marcar reunião para segunda.
Paralisação da categoria, decretada há três dias, foi considerada ilegal.
Os professores da rede municipal do Recife desocuparam, por volta das 21h40 desta sexta (18), o prédio da Prefeitura, situado no Cais do Apolo. Os docentes, que deflagraram greve na última terça, estavam no 4º andar do edifício, onde funciona a Secretaria de Educação, desde o início da tarde de hoje. Eles decidiram deixar o espaço depois de receber um documento assinado pelo secretário de Segurança Urbana da capital, Murilo Cavalcanti, com a confirmação de reunião marcada para a próxima segunda (21). Os grevistas serão recebidos pelo secretário de Governo, Sileno Guedes, às 9h.
Antes de ocupar a Secretaria de Educação, os professores fizeram um ato em frente à Prefeitura. A paralisação da categoria foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “Conseguimos abrir esse canal de negociação. Vamos nos reunir na segunda, ver o que acontece e decidir os rumos do movimento na assembleia, que está marcada para a terça (22)”, disse uma das representantes da comissão de greve do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Elaine Oliveira.
Durante a ocupação, guardas municipais impediram o acesso do público ao 4º andar do prédio da Prefeitura. No entanto, não houve registro de confusão. A rede de ensino da capital possui cerca de 90 mil estudantes, 323 unidades escolares e 6 mil docentes.
A Secretaria de Educação informou, na noite desta sexta, que cerca de 90% das escolas e creches funcionaram nesta sexta, segundo dia útil após a paralisação ser decretada ilegal pela Justiça Estadual. Em nota, o órgão acrescentou que “reafirma o compromisso de continuar dialogando com a categoria assim que esta retornar ao trabalho, da mesma forma como vem dialogando durante toda a gestão”.