43 mortes por cada 100mil habitantes – Estes são os números que envolvem os acidentes de trânsito no Pajeú
O número de mortos em acidentes de trânsito na Região do Pajeú vem aumentando gradativamente nos últimos dias. Infelizmente toda semana são registradas notícias de tal natureza. Fazendo um estudo da situação atual e tentando diagnosticar os motivos para tal fato, hoje (21), nos estúdios da Pajeú, a Capitã Mirele da 3ª Cia da Polícia Militar de São José do Egito. Por telefone, participaram também Dr. João Veiga, que coordenou o Comitê de Prevenção de Acidentes com Motos e Mário Martins, presidente da Associação dos Moto taxistas de Afogados da Ingazeira.
Mortes no País
Em reportagem do UOL, publicada no último sábado (19), diz que dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no País: 46 mil só em 2012. O número revela aumento de 3,4% no total de óbitos nas ruas e estradas do País em relação ao ano anterior.
Mais: revela que em dez anos o número de mortes no trânsito brasileiro avançou 38%: em 2002, ele havia matado 33 mil pessoas.
As estatísticas são as mais recentes do Datasus, sistema que contabiliza os atendimentos médicos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
Os números mostram aceleração no crescimento do número de mortes no trânsito. Entre 2010 e 2011, o total de mortes havia crescido 1,47%.
Mortes no Nordeste
Um dado levantado na reportagem chama muito a atenção, ele mostra que o problema não é uma epidemia nacional, mas sim fruto de um crescimento acelerado do número de mortes na Região Nordeste.
Das 1.498 mortes registradas a mais em 2012 do que em 2011, 1.105 foram nos nove Estados do Nordeste. Essa Região concentra apenas 15% dos 76 milhões de veículos existentes no País, conforme os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mas responde atualmente por 28% das mortes registradas em acidentes de transporte.
Mortes no Pajeú
Esses dados puderam ser comprovados com a informação do Dr. Veiga que disse que a situação é muito grave. “Nós consideramos epidemia acima de 10 mortes por 100mil habitantes, no Pajeú está em 43 mortes por cada 100mil, isto é, está mais de quatro vezes o índice epidêmico”, informou. Veiga também disse que o Pajeú só perde para o Araripe e que outro grande problema são os feridos em acidentes de trânsito.
Ouça o debate na íntegra e saiba o que falaram Mirele, Veiga e Martins: