Sessão movimentada na Câmara na noite desta segunda (17)
Na noite desta segunda-feira (17) aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. Foi aprovado o Projeto de Lei 010/2014 que institui o Prêmio Mulher Afogadense de autoria do vereador Igor Mariano (PSDB). O prêmio será concedido às mulheres que contribuíram para o engrandecimento e o desenvolvimento do município.
O vereador Renon de Ninô (PROS), solicitou do líder do governo na Câmara, Raimundo Lima, que solicite junto ao governo municipal, um estudo para que a Travessa João da Cruz passe a ser mão única no sentido Antônio Rafael de Freitas/Manoel Borba. De acordo com o vereador, os motoristas estacionam os veículos dos dois lados e que isso vem dificultando o tráfego no local já que é mão dupla. Também solicitou melhorias no campo do Nascente, já que o município praticamente conta apenas com o Vianão e a Toca do Galo e os peladeiros estão prejudicados. Solicitou que todos os vereadores entrem em contato com os deputados eleitos que tiveram apoio no último pleito para que através deles, o governo do Estado tome conhecimento do caos em que se encontra o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira.
Vicentinho (PROS) criticou os comentários por parte do governo municipal que afirmou que não estava havendo repasse por parte do governo federal ao município no tocante a Saúde. O vereador destacou que nas correspondências enviadas e lidas na Câmara, foram repassados mais de R$ 1 milhão e 800 mil ao município nos últimos dois meses. Cobrou do governo do município sobre a questão dos carros-pipa que informe estão sendo realizados os cadastros para as pessoas e, por fim, afirmou que o governo municipal faz muita propaganda dos poços que estão sendo perfurados, mas que a água é de péssima qualidade e que não serve para o consumo humano. Cobrou da imprensa que pressionem os governos sobre as obras que estão paralisadas em nossa região, a exemplo da Barragem da Ingazeira e o recapeamento da PE-292.
Em seu pronunciamento, o vereador Zé Negão (PROS), disse que foi procurado por vários Agentes de Saúde que demonstraram insatisfeitos em não receber uma gratificação repassada pelo governo federal. De acordo com o vereador, a informação passada pelos Agentes é que somente o núcleo da Queimada Grande é que teve direito a receber a gratificação por alcançar a meta. Zé Negão cobrou do líder do governo como foi feita a metodologia para se pagar essa gratificação e o que foi feito com o restante do dinheiro que foi enviado pelo governo federal para o pagamento dos Agentes.
O líder do governo, o vereador Raimundo Lima (PSB), disse que antes de fazer qualquer comentário sobre a qualidade da água, era bom fazer uma consulta junto às comunidades que antes não tinham, sobre a qualidade da água que estão recebendo.