Leia – Os destaques do Rádio Vivo deste sábado
Vereador Joel Gomes trabalha para ser Presidente da UVP
Com o mandato de Biú Farias acabando, a movimentação para substitui-lo na Presidência da UVP já começou. Entre os pretendentes está o vereador Joel Gomes que neste final de 2014 encerra sua passagem pelas presidências da Câmara de Tuparetama e da COPAP – Comissão Parlamentar do Alto Pajeú. Joel trabalha o apoio dos demais legisladores para chegar à Presidência da União.
[divider]
Mordida de rato gera polêmica em Tabira
Moradora da zona Rural de Tabira, a senhora Helena Fernandes Carvalho teve uma filha de 01 ano de idade mordida por um rato.
Levou a criança para o hospital municipal onde foi atendida pelo Dr. Eduardo Sampaio que medicou a criança indicando a aplicação do soro contra a raiva.
Na 5ª feira D. Helena retornou ao hospital para a 2ª dose que lhe foi negada pela unidade hospitalar. O argumento foi de que a indicação médica ia de encontro a orientação do Ministério da saúde.
A mãe da criança procurou a Rádio Cidade, relatou o fato, o médico foi contactado por telefone e reafirmou a indicação e mais uma vez o hospital negou o atendimento.
Ouvido o Secretário de Saúde Alan Dias, colocou panos quentes no assunto, disse que o corpo técnico do Hospital estava baseado na indicação do Ministério da Saúde e iria conversar com o médico para esclarecer o mal entendido.
Difícil para Dona Helena: em quem acreditar??? – dando uma olhadinha no site Zoonoses Ciências Agrárias da Universidade do Paraná, indica que a raiva é transmitida pelo cão, gato, rato, bovinos, equinos, suínos, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Então?
[divider]
Em São José do Egito vereador socialista troca adesão ao prefeito por cargo para o pai
Também no Governo do PT de São Jose do Egito, é dando que se recebe. O vereador Rômulo Junior(PSB) que combatia o governo Romério Guimarães(PT) na Câmara municipal a partir de agora será um ardoroso defensor. Para isso ganhou um cargo para o pai. No acordo político o Sargento Reformado da Polícia Militar Rômulo Maciel, pai do vereador, foi nomeado Secretário de Trânsito de São Jose do Egito. Se o novo secretário vai moralizar o transito, esculhambado pelo Dr. Romério e companhia, ninguém sabe. Rômulo Junior é o que pode se chamar de político novo com a prática velha.
[divider]
Humberto se oferece a Zé Queiroz
Seguindo o exemplo do senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que já está visitando o interior para agradecer os votos que recebeu, Humberto Costa (PT) esteve ontem em Caruaru para se colocar à disposição do prefeito José Queiroz, que é da Frente Popular.
[divider]
Vice-Prefeita de Tabira acionará TCE contra governo Sebastião Dias
Na próxima semana a vice-prefeita de Tabira Genedy Brito será recebida em audiência, pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado Valdecir Pascoal. Genedy não revelou o objetivo da reunião, mas em Tabira até as pedras sabem que a vice deverá tratar das últimas denúncias contra a administração Sebastião Dias.
[divider]
Em Tabira população do campo grita contra situação das estradas e Prefeitura promete retomar os trabalhos em dezembro
De dez ouvintes escutados ontem pela Rádio Cidade de Tabira, oito reclamaram contra a situação das estradas na zona rural do município. Depois outros continuaram cobrando providencias.
No programa que reuniu o Secretário de agricultura Beto Santos, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mauricio Bezerra e o Tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento Rural Joel Mariano, o clima esquentou.
Joel acusou o prefeito Sebastião Dias de abandonar o campo. “Começa a estrada e não termina. Desligou a energia de uma infinidade de poços, deixando as comunidades sem abastecimento”, relatou Joel.
Beto Santos rebateu dizendo que o governo atual fez mais em dois anos do que a administração Dinca da qual Joel foi vice prefeito em 4 anos. Admitiu que diante da crise a reforma das estradas sofreu uma paralisação, mas o prefeito já confirmou para 1º de dezembro a retomada dos trabalhos.
Reclamaram das estradas os moradores da Borborema, Comichão, Queimada do milho, Santa Luzia, Cachoeira Grande, Conceição, Lagoa Funda, Baixa da Ovelha e Cajá de baixo.
Mauricio disse que o Sindicato está atento e pronto para cobrar ao lado dos agricultores.
[divider]
Mantida condenação do ex-prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha
A Justiça Federal condenou novamente o ex-prefeito de Iguaracy, Albérico Messias da Rocha, por improbidade administrativa. A sentença de 19.11.2014, é da 28ª Vara Federal, de Arcoverde, que julgou procedente ação proposta pela atual gestão do Município e pelo MPF. Segundo o pedido acatado pela Justiça Federal, o ex-prefeito deixou de prestar contas do Convênio nº 00172/2008, no valor de R$ 114.725,00, para implantação da feira popular de Iguaracy, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O ex-Prefeito já havia sido condenado em agosto, pela mesma 28ª Vara Federal, por falta de prestação de contas também do MDS, no valor de R$ 804.244,78, para construção de cisternas de placas. Na ocasião o ex-prefeito opôs embargos de declaração, visando anular a sentença, que não foram conhecidos pelo Juiz, tendo sido mantida a sentença condenatória em todos os seus termos. Em ambos os processos o ex-prefeito foi condenado à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa equivalente a 3 vezes a última remuneração recebida no cargo.
[divider]
Compesa descobre ligações clandestinas no município de Cabrobó
Com apoio da Polícia Militar, técnicos da Compesa fizeram uma nova operação no final de semana na cidade de Cabrobó e descobriram canos com diversos furos e ligações clandestinas ao longo do sistema adutor que abastece o município. A fiscalização foi realizada como parte da Operação “Água Legal” e com respaldo da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC).Segundo a assessoria do presidente da Compesa, Roberto Tavares, a fiscalização detectou 13 desvios clandestinos de água entre Cabrobó e a Serra de Monte Santo, no mesmo município.
[divider]
Babá é presa após ser filmada agredindo criança em São José do Egito
Uma babá foi presa ontem em São José do Egito, acusada de praticar maus tratos contra uma criança de 2 anos e 8 meses. A mulher foi flagrada na quinta-feira (20) por câmeras instaladas pelos pais da menina, que suspeitaram dos abusos cometidos. As imagens foram feitas após os pais perceberem um comportamento agressivo por parte da filha. Segundo a babá Saledja Bezerra Nunes, de 25 anos, em depoimento, ela começou a agredir a menina há três meses. “Ela disse que a menina estava muito impossível e que fez isso e estava arrependida”, disse o delegado Ubiratan Rocha.
A mulher trabalhava com a família há dois anos. Nos últimos meses, a menina dizia que não era mais amiga da babá e que ela era má. A criança também comemorava quando Saledja ia embora. Foi esse comportamento que trouxe a desconfiança dos pais. No primeiro dia em que as câmeras estavam instaladas, Saledja foi flagrada agredindo a menina. Saledja foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina de Buíque.
[divider]
Municípios do sertão no mapa da violência no transito
Três municípios do Sertão pernambucano entraram para o Mapa da Violência no Trânsito divulgado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Os municípios que vivem essa problemática são Ouricuri, Parnamirim e Araripina. Os dados do Mapa da Violência são do ano de 2012, mas só foram divulgados neste ano de 2014.
[divider]
PPS decidirá neste sábado o que irá fazer com os “infiéis”
A executiva regional do Partido Popular Socialista vai se reunir neste sábado (22), a partir das 9h da manhã, no Hotel Canariu’s, no bairro de Boa Viagem, no Recife, para decidir o que fazer com os membros do partido que não votaram nos seus candidatos nas eleições de outubro último.
O PPS lançou apenas um candidato a deputado federal que foi o vereador recifense Raul Jungmann e recomendou a todos os militantes e filiados que deveriam votar nele.
Serão analisadas na reunião deste sábado (22) a situação dos 41 diretórios municipais e 22 detentores de mandato que não votaram em Raul Jungmann para federal.
Serão abertos contra todos eles processos disciplinares, os quais posteriormente serão remetidos para o Conselho de Ética do partido, que tem como presidente a advogada Débora Albuquerque e, como secretário-geral, Marcílio Domingues.