Lançado livro que retrata mulheres rurais como produtoras; Rede de Mulheres do Pajeú foi destaque
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou na noite da última terça-feira (2) em Brasília, o livro Mulheres rurais que produzem o Brasil sustentável, sobre a trajetória de mulheres que cultivam alimentos, criam pequenos animais ou produzem quitutes. As histórias retratam grupos produtivos de todas as regiões do país que venceram o preconceito e conquistaram autonomia e renda.
O objetivo da SPM é tirar da invisibilidade as boas práticas conduzidas por mulheres do campo. O lançamento teve a participação da ministra Eleonora Menicucci da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.
A representante das mulheres rurais, Marli Almeida, da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, disse que a Rede é composta por 30 grupos associados e 400 mulheres que trabalham em 10 municípios da região e que o livro expressa a diversidade do Brasil e significa a busca por um país sem miséria e sem exclusão. A Rede de Mulheres do Pajeú ficou entre as 10 escolhidas pela comissão julgadora a receber um prêmio, onde tiveram mais de 500 inscritas.