Nossas empresas: Geração de empregos, qualificação profissional e oportunidade de negócios, foram temas hoje no Debate das Dez

Para discutir questões como geração de empregos, oportunidade de negócios, troca de experiências, a ida à Suape e participação na 19ª Fimepe de alguns empresários da região, nos estúdios da Pajeú, Eraldo Feijó (Representando a Prefeitura), Denilson Inácio e o Sr. Inácio Gonçalves (Serralheria Modelo) e Edson Rui (Invesa).

Eraldo Feijó iniciou dizendo que  Afogados é uma cidade empreendedora por natureza, e que não faltam exemplos disso.

Ressaltou que o governo municipal tem investido, apoiado e incentivando o empreendedorismo na cidade e deu como exemplo o Polo Moveleiro, o Polo Metal Mecânico e o Polo de Confecção que são ações pontuais de destaques.

Disse ainda que é preciso que o empresariado abra a mente e citou dois eventos de suma importância que serviram para isso, que foram a visita a Suape e a participação na 19ª Fimepe onde Afogados foi a única  cidade da região a se fazer presente com um estande.

“A vontade de empreender todos nos temos”, afirmou Eraldo.

Eraldo ainda falou da importância de se especializar, e que isso não pode partir apenas do município o empresário também deve investir na especialização da sua mão de obra.

Falando sobre a migração de pessoas que tem saído da região para trabalhar em empresas nos grandes centros, Eraldo ressaltou que as mesmas são levadas para serem treinadas por estas empresas e que isso é um comportamento mundial.

Eraldo disse que os empresários da região não tem o costume de investir na capacitação do seu pessoal.

Perguntado quais seriam os setores de maior expectativa de crescimento, Eraldo disse que são os três polos atuais.

Inácio Gonçalves disse que é preciso investir na capacitação de pessoas, e ressaltou que na área de serralheria, é difícil encontrar bons profissionais, ressaltou ainda que as pessoas querem começar em um emprego ganhado altos salários mas que, não querem se especializar primeiro.

Ressaltou ainda que estão sempre buscando se especializarem cada vez mais.

Denilson falou sobre a grande oportunidade e experiências que a visita a Suape e a participação na 19º Fimepe, trouxeram para a sua empresa.

Disse ainda que já começou a colocar em prática tudo que viu por lá e esta investindo em palestras de motivação e focando na segurança de seus colaboradores.

“Temos que nos espelhar nas grandes empresas”, Afirmou.

Edson Rui, falou sobre a recente abertura do lojão de fábrica da Invesa.

“Abrimos a loja com a intenção de divulgar os produtos que estão sendo feitos agora  e para oferecer os mesmos com preços menores” disse Edson.

Disse ainda que a loja esta tendo uma boa aceitação e a procura esta sendo grande.

Avisou que a loja fica dentro da própria fábrica e vende tanto no atacado e no varejo.

Edson disse que a Invesa tem capacidade para 350 profissionais e começou admitindo primeiramente os antigos trabalhadores.

Ressaltou que a empresa tem investido na qualificação de pessoal dentro da própria empresa e patrocinando cursos e deu como exemplo o curso de lavanderia que qualificou vinte e três funcionários para a área de lavanderia uma das maiores carências dentro da empresa.

Edson ressaltou ainda que o aumento de vagas de emprego depende do  aumento da produção.

Disse ainda ter  descoberto na visita a Suape que não tem em Pernambuco nenhuma fábrica especializada capaz de produzir os uniformes de Suape e que estão tentando entrar nesse nicho.

“Vamos continuar exigindo qualidade, tecnologia e que vista a camisa da empresa”, afirmou Edson.

Ouça abaixo o debate na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *