Bellucci leva virada, mas salva 3 match points e elimina argentino em Quito
Depois de conseguir uma bela virada sobre Thomaz Bellucci, o argentino Horacio Zeballos teve três match points diante do brasileiro nesta quarta-feira, nas oitavas de final do ATP de Quito. Sem deixar se abater, Bellucci aproveitou os erros do adversário nos momentos decisivos e foi buscar uma classificação que parecia improvável ao vencer o game de desempate do terceiro set por 8 a 6. A dramática vitória por sets 2 a 1 (parciais de 6/2, 3/6 e 7/6) coloca o brasileiro nas quartas de final da competição. O adversário da vez é o espanhol Albert Montanes, que passou fácil pelo colombiano Santiago Giraldo nas oitavas, com um triunfo por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/3).
Bellucci conseguiu a primeira quebra de serviço da partida somente no quinto game do primeiro set, quando fez 3/2 no período. Após confirmar o seu saque na sequência, o brasileiro tratou de obter outra quebra, passando a sacar para fechar o set. Sem dar chances a Zeballos, Bellucci não encontrou dificuldades para confirmar o serviço no oitavo game e fechar a parcial em 6/2.
Mordido, o argentino tratou de buscar a reação no segundo set, conseguindo uma quebra logo no segundo game. A vantagem foi suficiente para dar a vitória do período a Zeballos, que viu Bellucci confirmar todos os seus serviços restantes, mas não evitar a derrota por 6/3.
O terceiro set teve uma grande carga de dramaticidade. Zeballos quebrou o saque de Bellucci no terceiro game, abrindo 4/2 na sequência. Quando sacava para fechar a partida, o argentino viu o brasileiro devolver a quebra e empatar o set em 5/5. O equilíbrio persistiu nos games seguintes, e a partida foi para o desempate. Zeballos começou melhor e abriu 6/3. Quando tudo parecia perdido para o brasileiro, eis que o paulista conseguiu pontuar cinco vezes seguidas e fechar a série em 8 a 6.