CTs de Sport e Náutico bem cotados para a Copa do Mundo
O Centro de Treinamento rubro-negro, como também o alvirrubro, devem servir de palco para a preparação das seleções que jogarão por aqui na Copa
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 afirmou que a lista final dos Campos Oficiais de Treinamentos (COTS) que vão ficar à disposição das seleções durante o Mundial só será divulgada no ano que vem. No entanto, a reportagem do JC apurou que os CTs de Sport e Náutico devem ser incluídos. A pendência é o estádio do Arruda, que foi a terceira opção durante a Copa das Confederações.
Vale a pena ressaltar que cada subsede precisa oferecer três locais para treinamento das seleções que disputarão jogos na cidade. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo ocorre no próximo dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA), quando será definido onde serão disputados os 64 confrontos. A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, vai sediar cinco jogos, sendo quatro da 1ª fase e um das oitavas de final.
“A relação final dos COTS (Campos Oficiais de Treinamentos) só será anunciada no ano que vem”, enfatizou o gerente de Comunicação do Comitê Organizador Local-COL, Nelson Ayres.
Mesmo assim, o Sport já comemora a inclusão. O coordenador do CT leonino, Camilo Lelis, confirmou a inclusão do Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, na Guabiraba. “Participamos de um seminário na semana passada em São Paulo com as 12 sedes da Copa e o CT do Sport está incluído”, disse Lelis, acrescentando que é preciso cumprir alguns requisitos, como a pavimentação do acesso ao CT. “Isso será feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Sport”, complementou.
Por sua vez, a Secretaria Municipal da Copa, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que espera a confirmação oficial da Fifa e do COL para iniciar os procedimentos de intervenção nos COTS designados. Os buracos e a lama acumulada pela chuva impediram que o Uruguai chegasse ao CT do Sport no primeiro dia da estada da Celeste Olímpica no Recife durante a Copa das Confederações. “Fora a pavimentação do acesso, o CT também vai receber refletores e outras melhorias”, disse Camilo Lelis. Recentemente, o Sport concluiu a obra no vestiário do time profissional.
Sobre o CT Wilson Campos, também na Guabiraba e que recebeu os trabalhos da Espanha na Copa das Confederações, a reportagem do JC não conseguiu falar com o presidente do Náutico, Paulo Wanderley, para saber se já há alguma sinalização positiva. Pelo Santa Cruz, o presidente Antônio Luiz Neto se limitou a dizer que este processo está em andamento e que acredita que o Arruda será incluído.
“Ninguém reclamou dos campos durante a Copa das Confederações, mas sim da dificuldade no acesso. E a Prefeitura tem ciência de que isso precisa ser requalificado”, destacou o secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão.
Do JC On line