Athletic Bilbao vence Espanyol fora e fará final da Copa do Rei com o Barça
O Barcelona enfrentará um velho conhecido na decisão da Copa do Rei. O Athletic Bilbao venceu o Espanyol por 2 a 0, fora de casa, nesta quinta-feira, e garantiu vaga na final para enfrentar pela terceira vez em seis anos os blaugranas na disputa pelo troféu. Aduriz e Exteita fizeram os gols que impediram um clássico catalão na finalíssima, que acontece no dia 30 de maio.
Barça e Athletic são os maiores vencedores da história da Copa do Rei. Os catalães conquistaram o torneio em 26 oportunidades, contra 23 dos bascos. As duas equipes se enfrentaram nas finais de 2009 e 2012. Em ambas, o Barcelona saiu triunfante, com goleadas: 4 a 1 e 3 a 0, respectivamente.
Para o Athletic, será a chance de quebrar um jejum de títulos que vem desde 1984, quando ganhou justamente a Copa do Rei em cima do Barça. Curiosamente, o time, que não faz boa temporada, teve uma de suas melhores atuações contra um nervoso Espanyol.
Enquanto os donos da casa brigavam contra os nervosos, o Athletic aproveitou. Aduriz, num chute da entrada da área, abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo. Etxeita, de cabeça, aos 42, ampliou e selou a classificação – no jogo de ida, as equipes haviam empatado em 1 a 1.