Kerry anuncia reunião em Genebra com ministro iraniano
Responsável de política externa da União Europeia também irá a encontro.
Irã e potências estão reunidos para negociar programa nuclear.
O secretário americano de Estado, John Kerry, se reunirá nesta sexta-feira (8) com o ministro das Relações Exteriores do Irã e com a chefe da diplomacia europeia em Genebra, onde um acordo sobre o programa nuclear do Irã está sendo discutido, informou o Departamento de Estado.
“Em um esforço para ajudar a reduzir as divergências nas negociações, Kerry irá a Genebra hoje a convite de (Catherine) Ashton para participar de uma reunião tripartite com a representante da União Europeia e com o chefe da diplomacia (do Irã, Mohamad Javad) Zarif”, declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
O Irã e as grandes potências estão reunidos em Genebra desde quinta-feira (7) para negociar sobre o polêmico programa nuclear iraniano.
O anúncio foi feito enquanto Kerry se reunia na manhã desta sexta no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, antes de voar a Genebra.
Kerry está comprometido a fazer “qualquer coisa que puder” para reduzir as diferenças com o Irã sobre o programa nuclear iraniano, disse uma autoridade do Departamento de Estado dos Estados Unidos. “Como membro do P5+1, ele está comprometido a fazer qualquer coisa que puder para ajudar a reduzir essas diferenças”, acrescentou.
Netanyahu, por sua vez, declarou que Israel rejeita completamente o acordo que está sendo criado em Genebra.
“É um acordo muito ruim. Israel o rejeita completamente”, declarou Netanyahu à imprensa no aeroporto antes de se reunir com Kerry, acrescentando que estão dando ao Irã “o acordo do século”.
Na quinta-feira, Netanyahu já havia declarado que a adoção da proposta iraniana negociada em Genebra seria um erro histórico.
Segundo os negociadores, o Irã fez uma proposta em troca de um relaxamento das muitas sanções econômicas impostas pelo Ocidente por seu programa nuclear.
O Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) começaram a se reunir na quinta-feira em Genebra para negociar os termos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano, e seguirão em discussão nesta sexta-feira. Teerã considera que é possível chegar a um acordo nesta semana.
O núcleo das inquietações do Ocidente e de Israel, única potência nuclear do Oriente Médio, é o enriquecimento de urânio por parte do Irã.
Eles temem há anos que o objetivo de Teerã seja enriquecer urânio a 90% para fabricar bombas atômicas. A República Islâmica nega categoricamente estas acusações e afirma que seu programa é puramente civil.
Do G1