As reclamações contra as prestadoras de serviços foram o tema de hoje (08) no Debate das Dez

Ultimamente o número de reclamações contra empresas prestadoras de serviço, vem aumentando gradualmente.

No Debate das Dez de hoje, para esclarecer sobre como e a quem reclamar das dificuldades em se conseguir reclamar, sobre os serviços que funcionam e qual a forma certa de se reclamar, nos estúdios, a Coordenadora da Ouvidoria Municipal, Maria José de Assis Cerquinha (Dona Zezinha) e o gerente jurídico do PROCON, Roberto Campos, participando por telefone.

Dona Zezinha disse que o papel da Ouvidoria é coletar as reclamações feitas pela população e distribuí-las aos órgãos e setores responsáveis.

Disse ainda que isso facilita com que o munícipe consiga ser ouvido e também é um termômetro para o Governo saber como andam os serviços no município.

Como funciona a forma de coletas das reclamações da ouvidoria?

As reclamações podem ser feitas pessoalmente, através de caixas coletoras ou pelos telefones:

(87) 3838-2711 – Ligação grátis: 0800-081-4040 – E-mail: [email protected]

Roberto Campos ressaltou a importância do PROCON, disse que tem levado apoio ao consumidor e tem feito parcerias com alguns municípios.

“Temos sempre alertado o consumidor, para que pechinche que não se deixe levar pelos apelos publicitários, para não caírem em armadilhas de consumo”, disse Roberto.

Roberto, esclareceu que o crédito bancário não solicitado pelo consumidor mas que aparece na conta, basta que se vá a instituição e solicitar a exclusão do mesmo.

Ressaltou ainda que os maiores inadimplentes são pessoas que emprestam o nome para terceiros fazerem compras.

“Não se deve emprestar nome, nem CPF para ninguém”, afirma Roberto.

Roberto disse ainda que, o caso das operadoras de telefonia, sejam móveis ou fixas, tem uma grande reclamação em relação ao consumidor não conseguir cancelar os serviços e de que estas operadoras dificultam este serviço pois, sabe que o consumidor acaba desistindo.

Roberto ressaltou que o consumidor não tem apenas direitos mas deveres também e que é preciso analisar bem os contratos antes de assinar, “não se deve agir por impulso”.

Uma reclamação que tem aparecido constantemente é sobre as contas de água, já que neste período de seca a Compesa não está conseguindo fornecer seu principal produto que é a água, mas as contas são enviadas normalmente, Roberto disse que o consumidor deve procurar a Compesa e solicitar que a conta seja  estornada.

“Se o serviço não foi prestado, o serviço não pode ser cobrado”, afirma Roberto.

Sobre afogados ter um PROCON, Roberto disse que esta sendo estudado e disse que precisa da contra partida da prefeitura para que possa ser feita esta implantação.

Roberto explicou que o primeiro passo para abrir uma reclamação junto ao PROCON é que o consumidor tenha em mãos a nota fiscal, pois é o documento que vai comprovar a compra.

Ouça abaixo na íntegra o debate:

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